terça-feira, 25 de outubro de 2016

Santo Antônio de Sant'Ana Galvão - 2016



Fiel a graça divina, que alimentemos viva consciência do nosso nada e nos deixemos atrair pelo tudo da cruz.

Santo Antônio Galvão

*

Oração

Ó Deus, Pai de misericórdia, que fizestes de Santo Antônio Galvão um instrumento de caridade e de paz no meio dos irmãos, concedei-nos, por sua intercessão, favorecer sempre a verdadeira concórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

*

sábado, 22 de outubro de 2016

São João Paulo II - 22 de Outubro



Papa João Paulo II com Dom Helder, em Recife (1980)


Palavras do Papa em sua visita ao Brasil

Deus precisa, a Igreja precisa, o Brasil precisa, de jovens cheios de fortaleza, que lutem pelos seus ideais com santa persistência, sem desalento, com o espírito de competição de que falava São Paulo (cf. 1Cor 9,24). Isto exige sacrifício? Sim! Isto exige a lealdade e a valentia de não se curvar diante do ambiente? Sem dúvida! Isto exige também a humildade de recomeçar, voltando uma e outra vez, como o Filho Pródigo, por meio do Sacramento da Reconciliação, da confissão pessoal arrependida, mas cheia de esperança. Não tolerem que seus ideais cristãos sejam, como se diz nesta terra, "fogo de palha". Combatam "o bom combate da fé" (1Tm 6,12), do amor, da santidade!
Esta é a meta de todo o cristão.

São João Paulo II

*

sábado, 15 de outubro de 2016

Santa Teresa de Jesus - 2016



Santa Teresa Dávila foi beatificada em 1614, canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. São palavras de Paulo VI, na proclamação de seu doutoramento como mater spiritualum, "é uma mulher excepcional, como uma religiosa que, coberta inteiramente pelo véu da humildade, da penitência e da simplicidade´irradia a sua volta a chama da sua vitalidade humana e do seu dinamismo espiritual, incomparável na contemplação e infatigável na ação".

***


O Castelo Interior. Um passeio pelas Moradas de Teresa de Ávila.


 Foi redigido em 1577, no curto espaço de dois meses, numa espécie de escrita automática, como se fosse recebido do Alto. É obra de maturidade espiritual de Santa Teresa, que contava então 62 anos. Como todos os escritos de Santa Teresa, O Castelo não se destinava à leitura do grande público, e sim à instrução das carmelitas descalças, como um guia de espiritualidade. Tornou-se, no entanto, sua mais conhecida obra. 




Castelo Interior - 7 Moradas


1 - morada
A alma está muda e surda, ainda prisioneira do mundo exterior. É então que se começa a avançar no caminho do conhecimento interior. Que também, a alma começa seu percurso.

2 - morada
A alma luta contra os atrativos do mundo exterior. Sente que tudo no mundo é efêmero.

3 - morada
A alma se purifica através da meditação e está pronta a acolher o sofrimento e renúncia as tentações do mundo exterior, mas ainda não é bastante forte.

4 - morada
A imaginação domina, o conhecimento, a inteligência e a memória pesam sobre a alma, mas para progredir deve renunciar a tudo isso.

5 - morada
O mundo profano não tem mais influência sobre a alma que está livre de todas as amarras (a lagarta se faz borboleta).

6 - morada
Sala do sofrimento. Mas a alma abandonou todas as tentações do mundo exterior. É a noite escura da alma que precede a plena e definitiva transformação.

7 - morada
A alma é tomada espiritualmente por esposa. São imensos e elevadíssimos os mistérios que ela vivencia ainda nesta existência. Experimenta mais o céu do que a terra.





(Pesquisa na Internet) 





terça-feira, 11 de outubro de 2016

Santo Papa João XXIII - Dia 11 de Outubro





Com humor e humildade, o Papa João XXIII, frequentemente, dizia: "todo mundo pode ser Papa. A prova é que eu sou."

*
Ele costumava confidenciar com os seus colaboradores: "Com frequência acordo à noite e começo a pensar em uma série de problemas graves e então decido que tenho de falar sobre eles com o Papa. Depois, acordo completamente e me lembro que eu mesmo sou o Papa!"

*


Pensamentos do Santo Papa João XXIII



"O Evangelho não muda, nós é que mudamos e aperfeiçoamos a nossa compreensão sobre ele."

*

"Veja tudo, deixe passar muita coisa, corrija um pouco."

*

"A verdade não tem nada a temer do erro."

*

"Se Deus criou sombra, é porque foi para melhor enfatizar a luz."

*

"Um propósito: Quero ser bom hoje, sempre, com todos."

*

"O mundo julga pelas aparências e quase sempre se engana."

*

"Buscai primeiramente aquilo que une, antes de buscar o que divide."

*

"A justiça se defende com a razão, e não com as armas. Não se perde nada com a paz, e pode perder-se tudo com a guerra."

*

"O que tem mais valor na vida é Jesus Cristo bendito, a sua Santa Igreja, o seu Evangelho, a verdade e a bondade."

*

"Consulta não os seus medos, mas as suas esperanças e os seus sonhos. Pensa não nas suas frustrações, mas nas suas potencialidades ainda não exploradas. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou mas com o que ainda é possível."


(Imagem e Pesquisa do Google)


*



sábado, 1 de outubro de 2016

Santa Teresa de Lisieux



Oração a Santa Teresinha

Ó Santa Teresinha, sois exemplo de simplicidade e de humildade e sempre vos colocastes nas mãos do Pai. Intercedei junto a Deus para que compreendamos o vosso caminho que leva ao céu, para que, vencendo o egoismo e o orgulho, possamos construir um mundo melhor e conquistemos os povos para o Reino de Cristo pelo amor, justiça e paz. Fazei com que compreendamos a mensagem do Evangelho e sejamos atraídos a viver o ideal cristão do amor pelo espírito de desapego e doação. Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós e protegei os missionários. Amém.

*