sábado, 27 de fevereiro de 2016

Refletindo com Dom Helder




A velha estrada ficou em meus olhos


Os caminhos, também, envelhecem e morrem.
Somos da mesma idade, querida estrada.
Vê com que amizade
contemplo
tuas barrancas meio gastas
enquanto olhas, 
fraternalmente,
minhas rugas sempre mais fundas...
Tua glória e a minha
é a de servirmos de caminho,
a de não retermos,
e de gastar-nos
conduzindo, conduzindo, conduzindo...

Dom Helder Camara

***

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Quaresma, tempo de Penitência...




"O jejum é uma linda prática penitencial, muito propícia no tempo da quaresma, mas ele precisa ser carregado de um sentido profundo de mudança interior. Jejuar é fazer a experiência do desprendimento e perceber que só Deus é o absoluto de nossas vidas. Jejuar para entender quem passa fome. Jejuar para dominar os instintos. Jejuar para se solidarizar com os pobres e necessitados".

(Viver a Palavra, 2016)

*

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Nossa Senhora de Lourdes / 2016



Nossa Senhora de Lourdes apareceu na região francesa de Lourdes, em 1858, à jovem humilde Bernadette Soubirous, quando ela tinha ido buscar lenha às margens do Rio Gave. Essa primeira aparição foi seguida de outras dezessete.
A Virgem Maria pedia, em suas aparições, oração à Igreja e penitência pela conversão dos pecadores. Em uma delas, pediu que naquele local construíssem uma Igreja e em outra ocasião fez brotar, na rocha, pelas mãos de Bernadette, uma fonte de água cristalina, considerada milagrosa, que até hoje corre límpida.
As curas obtidas com o uso da água levaram a Igreja a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes em 1862. As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, nos arredores de Lourdes, até hoje ecoam no coração dos fiéis e tornaram o Santuário um dos mais importantes centros de peregrinação do mundo, onde se buscam fé e alívio.

(Calendário Rezando com Maria, 2016)

*