sábado, 15 de outubro de 2016

Santa Teresa de Jesus - 2016



Santa Teresa Dávila foi beatificada em 1614, canonizada em 1622 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. São palavras de Paulo VI, na proclamação de seu doutoramento como mater spiritualum, "é uma mulher excepcional, como uma religiosa que, coberta inteiramente pelo véu da humildade, da penitência e da simplicidade´irradia a sua volta a chama da sua vitalidade humana e do seu dinamismo espiritual, incomparável na contemplação e infatigável na ação".

***


O Castelo Interior. Um passeio pelas Moradas de Teresa de Ávila.


 Foi redigido em 1577, no curto espaço de dois meses, numa espécie de escrita automática, como se fosse recebido do Alto. É obra de maturidade espiritual de Santa Teresa, que contava então 62 anos. Como todos os escritos de Santa Teresa, O Castelo não se destinava à leitura do grande público, e sim à instrução das carmelitas descalças, como um guia de espiritualidade. Tornou-se, no entanto, sua mais conhecida obra. 




Castelo Interior - 7 Moradas


1 - morada
A alma está muda e surda, ainda prisioneira do mundo exterior. É então que se começa a avançar no caminho do conhecimento interior. Que também, a alma começa seu percurso.

2 - morada
A alma luta contra os atrativos do mundo exterior. Sente que tudo no mundo é efêmero.

3 - morada
A alma se purifica através da meditação e está pronta a acolher o sofrimento e renúncia as tentações do mundo exterior, mas ainda não é bastante forte.

4 - morada
A imaginação domina, o conhecimento, a inteligência e a memória pesam sobre a alma, mas para progredir deve renunciar a tudo isso.

5 - morada
O mundo profano não tem mais influência sobre a alma que está livre de todas as amarras (a lagarta se faz borboleta).

6 - morada
Sala do sofrimento. Mas a alma abandonou todas as tentações do mundo exterior. É a noite escura da alma que precede a plena e definitiva transformação.

7 - morada
A alma é tomada espiritualmente por esposa. São imensos e elevadíssimos os mistérios que ela vivencia ainda nesta existência. Experimenta mais o céu do que a terra.





(Pesquisa na Internet) 





3 comentários:

  1. Uma alma pura. Graças e louvores lhe rendemos
    Um domingo abençoado Zui
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, quereida Zui!
    S. Teresa é uma mestra em fazer-nos repensar em quem pomos nossa confiança, afinal...
    Bjm muito fraternal

    ResponderExcluir
  3. Santa Teresa uma linda alma que deve sempre ser muito amada.
    Um abraço. Élys.

    ResponderExcluir