sábado, 27 de agosto de 2016

Santa Mônica e Santo Agostinho


Santa Mônica - 27 de Agosto
(331 -387)

A grandeza da santidade de Agostinho influiu para que sua festa fosse precedida pela de sua santa mãe. A sua vida só é conhecida por nós através das "Confissões" do filho, que tem sobre ela páginas estupendas. Cristã de fé robusta, profundamente piedosa, alcançou com sua bondade converter o marido pagão e irascível, e com a força das preces e das lágrimas, o filho transviado. Esperou dezesseis anos com incrível paciência que Agostinho se emendasse. Em busca de aventura, o filho foi para a Itália. Mônica, por sua vez, foi a Roma procura-lo, depois a Milão, onde assistiu ao seu batismo.  Não mais voltou à África, pois morreu em Óstia, antes do embarque.

*



 Santo Agostinho - 28 de Agosto



Natural de Tagaste (atual Souk Abras, na Argélia), Agostinho teve uma juventude solta. Convertido milagrosamente em Milão, aos trinta e dois anos, e tendo recebido o batismo das mãos de Santo Ambrósio, regressou à África apos a morte de sua mãe, Mônica, e consagrou-se à vida religiosa. Feito padre e depois bispo de Hipona (Argélia), trabalhou por quase quarenta anos contra as heresias e desvios cismáticos da época: maniqueísmo, donatismo, pelagianismo, arianismo, deixando muitíssimos escritos, muitos deles verdadeiras obras-primas, como as Confissões e as Retratações (escritos autobiográficos), a Cidade de Deus (espécie de teologia da história), o tratado Da Trindade, Comentários sobre os Salmos, etc. 
Agostinho é um gênio universal e profundo, tem uma inteligência penetrante, imenso coração. Reelaborou a tradição teológica anterior e lhe imprimiu sua marca original. Com seu caráter generoso e simpático, sua sensibilidade, indulgência e capacidade de perdoar, uniu a si os próprios adversários. Sua espiritualidade e sua "regra" religiosa fizeram surgir em todas as épocas formas de vida religiosa que o consideram pai. Ainda hoje, além dos agostinianos, cerca de 20.000 religiosos seguem fundamentalmente sua regra, e muito mais numerosas são as instruções femininas que o têm por pai. É o maior dos padres e o primeiro dos quatro grandes doutores do Ocidente.


 (Missal Cotidiano - 1985)

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário