segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dom Helder Pessoa Camara - Servo de Deus

* Nasceu em Fortaleza-CE, aos 07/02/1909.
+ Faleceu na Igreja das Fronteiras, em Recife, aos 27/08/1999, sendo sepultado na Catedral da Sé, em Olinda. Sua memória e sua fama de santidade estão vivas na mente e no coração do povo.

Venerável Servo de Deus Dom Helder Camara



Oração para pedir a Deus a Beatificação e Canonização de Dom Helder Camara e alcançar graças por sua intercessão

Ó Deus de amor e misericórdia, que destes à Igreja o Bispo Dom Helder Camara, nós vos agradecemos pelo dom de sua vida e vos bendizemos por suas virtudes. Exercendo o seu ministério em favor da justiça e da paz e dedicando sua missão à causa dos pobres, imitou o Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Vós que prometestes glorificar aqueles que vos servirem, dignai-vos glorificá-lo com a honra dos altares e, por sua intercessão, dai-nos a graça que vos suplicamos (menciona-se a graça em silêncio). Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos testemunhar o vosso amor e a vossa misericórdia, junto aos nossos irmãos e às nossas irmãs. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.


(Com aprovação eclesiástica)

*

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Amizade Virtual e Confiança




Os tempos mudaram e os relacionamentos entre as pessoas também mudaram, principalmente em relação as amizades. O Ontem e o Hoje, quantas diferenças! Ontem tínhamos tempo e tranquilidade para  estabelecer contato pessoal com as pessoas da família, da vizinhança, do trabalho, do lazer, etc. Hoje, nem temos esta disponibilidade, por conta dos diversos afazeres que nos impomos no dia a dia, e que não nos permitem "perder tempo", como as vezes consideramos a convivência com nossos semelhantes.
E, ainda mais, atualmente não temos tranquilidade: vida agitada, assaltos, etc. Para substituir os modos de relacionamentos pessoais que tínhamos, abre-se hoje, digamos, uma "janela" criada pelo homem para facilitar novamente os contatos , as relações com o outro, próximo ou distante de nós, do mesmo país ou de um outro, não importa... É a Amizade Virtual, produto da tecnologia avançada, o computador, o celular, a internet... Coisas do nosso tempo! Não tenho nada contra esta ideia de gênios. Muito pelo contrário, me adaptei a ela e dela tiro bom proveito. Haja visto as Amizades Virtuais que consegui através dos sites sociais, principalmente do Blogger. Aprecio muito digitar e compartilhar um blog! Seguir e participar de outros. Como é bom!

Bem, mas aí vem o problema de ter ou não Confiança. Na distância entre as pessoas que ditas "Amigas" logo de supetão, sem a visualização "olho no olho", sem outros sentidos como  o da audição, tão importante ouvir a voz e perceber se ela fala a verdade e ter um conhecimento das características pessoais daquela nova amizade, avaliando se podemos confiar nela. Isto não temos no "Mundo Virtual". Que fazer? Apelar para o cabedal de boa formação e valores que adquirimos ao longo da vida, e da maturidade que temos para saber avaliar se aquele Amigo Virtual tem mesmo condições de tornar-se nosso amigo. Caso contrário, será até mais fácil deixar esta "pessoa virtual" de lado, terminar a falsa amizade.

Até este momento não me deparei com estas pessoas "não tão amigas" como aparentam ser. Acredito que Deus tem me livrado delas, pois estou sempre rezando: "Livrai-nos de todo o mal". No entanto, tenho mais que agradecer a Deus! Nestes quatro anos de blog fiz boas e valiosas Amizades Virtuais que me ajudaram a crescer mais em "espírito e sabedoria", mesmo que elas nem consigam perceber...




Amiga Rosélia, Parabéns!

É impossível nomear aqui os vários Amigos Virtuais. Mas, como estamos comemorando seis anos de blog de Rosélia, Amiga de muitos seguidores, cujo tema de reflexão é a "Confiança Virtual", quero Parabeniza-la pelo Aniversário do seu Blog Espiritual-Idade e também, prestar uma Homenagem por ser ela minha Grande Amiga Virtual, de inteira Confiança!

*

domingo, 16 de agosto de 2015

Assunção de Nossa Senhora / 2015



Evangelho: Lucas 1, 39-56



Foi o Papa Pio XII (1950), que proclamou o dogma da Assunção de Maria:

"Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

*


Santa Virgem Maria, entre as mulheres do mundo não nasceu nenhuma semelhante a ti, ó filha e serva do altíssimo e sumo Rei e Pai celeste, mãe de nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo; roga por nós, com São Miguel Arcanjo e com todas as virtudes dos céus e com todos os santos junto a teu santíssimo e dileto Filho, Senhor e Mestre.

São Francisco de Assis

*

domingo, 9 de agosto de 2015

Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) 2015

 
* 1891         + 1942



Já Não Sou O Que Era


Tu, com imenso amor, fundes o Teu olhar no meu
e inclinas Teus ouvidos à minhas mudas palavras
e enche-me o coração de uma profunda paz.

Mas Teu amor não acha satisfação
nesse intercâmbio, em que pode haver ainda separação:
Teu coração anseia por mais.

Como banquete matinal vens a mim toda manhã,
Tua carne e Teu sangue se fazem comida e bebida para mim,
e acontecem maravilhas.

Teu corpo misteriosamente penetra o meu,
e Tua alma se une com a minha:
já não sou mais o que era!

Tu chegas e partes, permanece porem a semente
que lançaste para frutificar na glória futura,
escondida no corpo de barro.

Permanece o vínculo que une coração a coração,
a corrente vital que brota da Tua
e a todos os membros vivifica.

Como são admiráveis Teus amados milagres!
Só nos resta assombrar-nos, balbuciar e calar,
pois a mente e a palavra aqui falham.

Edith Stein 

*