domingo, 29 de março de 2015

Ao encontro de Cristo


Vamos, subamos juntos o Monte das Oliveiras.
Vamos ao encontro de Cristo.
Hoje Ele vem de Betânia e resolutamente se dirige rumo à sua santa e bem-aventurada Paixão, a fim de levar a termo o mistério de nossa salvação.
Vem na direção de Jerusalém, Ele que veio do céu para nós, quando jazíamos por terra, para nos elevar...
Ele vem sem ostentação e sem fasto. O profeta mesmo dizia: "Ele não protestará, não gritará, não se ouvirá sua voz". Ele será doce e humilde e modestamente fará sua entrada...
Apressemo-nos rumo à sua paixão, imitando aqueles que foram ao seu encontro. Não será necessário espalhar no caminho, como eles fizeram, ramos de oliveira, vestes ou palmas.
Deveremos sim nos abaixar diante dele, tanto quanto pudermos, através da  humildade do coração e a retidão do espírito, para acolher o Verbo que vem, a fim de que Deus encontre lugar em nós. Ele que não cabe em lugar nenhum.

Santo André de Creta


*

quarta-feira, 25 de março de 2015

Anunciação do Senhor




Hino à Santa Virgem Maria

Salve, raio de sol espiritual; salve reflexo da luz sem ocaso.
Salve, arco-ires que iluminas as almas; salve relâmpago que aterrorizas os inimigos.
Salve, tu que fazes aparecer o astro fulgurante; tu que fazes brotar rios de água.
Salve ó tu que representas a piscina simbólica; salve, tu que tiras as manchas do pecado.
Salve, banho que purificas a consciência; salve, taça que derramas alegria.
Salve, perfume de fragrância de Cristo; salve, vida do banquete místico; salve, esposa sempre virgem.


Hino da Liturgia Oriental 

*

quinta-feira, 19 de março de 2015

São José Operário



É pai adotivo de Jesus e esposo de Maria. Patrono dos trabalhadores, sua festa é celebrada em 19 de março e 1º de maio.


Oração

São José, patrono de toda a Igreja, a quem o Senhor conferiu a missão de ser pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, vós, que exercestes o ofício de carpinteiro e por meio deste trabalho oferecestes à Sagrada Família digno sustento em suas necessidades, intercedei ao Pai por todos os operários, para que sejam justos no exercício da profissão, na administração dos bens alheios e em todos os relacionamentos humanos. Rogai por todos os lares, para que, na vivência recíproca do amor, pais, mães e filhos experimentem a alegria de serem abençoados por Deus.
São José, rogai por nós. Amém. 

***

domingo, 8 de março de 2015

São João de Deus - 8 de Março


Religioso 
(8/3/1495 - 8/3/1550)

João Cidade, português, sucessivamente pastor, camponês, soldado, trabalhador braçal, livreiro, foi uma grande testemunha da caridade cristã. Organizou em Granada, na Espanha, sem meios e sem ajudantes, um hospital para os pobres. A confiança na Divina Providência e a caridade dos cristãos permitiram-lhe realizar sua obra e encontrar depois alguns amigos, com os quais lançou as bases da Ordem dos Hospitaleiros.
Cuidou especialmente dos doentes mentais e antecipou mesmo alguns métodos da moderna psicoterapia, curando antes de tudo o espirito para poder também curar o corpo.

(Missal Cotidiano, 1985)

***