domingo, 22 de fevereiro de 2015

Campanha da Fraternidade 2015




A Campanha da Fraternidade é um grande projeto evangelizador da Igreja no Brasil. Ela foi gestada no espírito quaresmal de conversão à qual são chamados os discípulos missionários em caminhada rumo à Páscoa de Jesus Cristo. Na Quarta-feira de Cinzas a Igreja proclama a todos: "convertei-vos e crede no Evangelho". Além disso, exorta os batizados aos sempre atuais exercícios quaresmais da oração, do jejum e da esmola. A oração deve ter a tônica da humildade de quem espera pela misericórdia de Deus; o jejum ajuda no esvaziamento humano para que a vida nova em Cristo se torne realidade; a esmola suscita abertura amorosa ao outro e às suas interpelações. A CF nos auxilia na vivência quaresmal.

A Campanha da Fraternidade de 2015 será realizada com o tema "Fraternidade: Igreja e Sociedade" e o lema: "Eu vim para servir" (cf. Mc 10,45). Este tema foi escolhido pelos bispos do Consep, na CNBB, com o objetivo de inserir a CF nas comemorações do jubileu de encerramento do Concílio Vaticano II. O Concílio celebrado no início da década de 1960, anos de gestação e nascimento da CF, refletiu-se nos seus primeiros temas, contribuindo para que a Igreja no Brasil conhecesse melhor e implantasse as primeiras propostas conciliares. No ano de 2015, o Concílio Vaticano II e a Campanha da Fraternidade reeditarão o encontro que no passado produziu muitos frutos para nossas comunidades.

Padre Luiz Carlos Dias


***


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quarta-feira de Cinzas



Neste dia, inauguramos a Quaresma: 40 dias de preparação para a Páscoa. E como inauguramos? Recebendo cinza sobre nossas cabeças. Cinza evoca aniquilamento, destruição, humilhação, dor, morte, luto, caducidade. "Virou cinza", dizemos nós. Simboliza também humildade e penitência. Mas, porque usamos cinza? Porque de fato somos pó!... Porém, não reduzidos a pó! Jesus ressuscitado veio fazer brotar vida de nossas cinzas. É só aceita-lo, ter fé nele, converter-se e fazer penitência, isto é, aperfeiçoar nosso viver com Deus, com os irmãos e com a natureza toda. Por isso que, ao recebermos as cinzas, ouvimos do ministro as palavras: "Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar"; ou então: "Convertei-vos, e crede no Evangelho".

Frei José Ariovaldo da Silva, OFM 


***


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Nossa Senhora de Lourdes


A Virgem apareceu a Bernadete, perto de Lourdes, na França. Trouxe um apelo de conversão mediante a oração e a penitência. 


Oração a Nossa Senhora de Lourdes

Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar de que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com ele. Ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a nos conservarmos sempre unidos a Deus. Nossa Senhora da gruta, dai-me a graça que vos peço e de quanto preciso (pedir a graça).
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém.

***

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Dom Helder - 106 Anos




Dom Helder Câmara, 1909 - 1999.


Reparte teu pão

porque há irmãos famintos
que não podem esperar...
Reparte justiça
porque há irmãos oprimidos
cansados de tanto esperar...
Reparte amor
porque a Terra inteira
anda sedenta
de compreensão
e de amor - Amor...

*

Hoje, Dom Helder estaria fazendo 106 anos. Ele é considerado um "Profeta que viveu pela paz, pela justiça e em defesa dos pobres". Para mim, Dom Helder foi um Santo ainda em vida e, agora, após sua morte deveria ser canonizado pela Igreja. Falando nisto, já foi solicitado a abertura de  sua canonização pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, em maio do ano passado. Esta iniciativa é apenas o começo de um longo processo para se chegar a canonização. Isto é, se for aceita pelo Vaticano. Podemos apenas rezar e esperar.

*

"Em Recife haverá amanhã, homenagem com uma missa em ação de graça as 11; 00 horas, na Igreja das Fronteiras, no Derby. Depois da missa, mais alegria! O Bloco Brinque na Paz, dos voluntários da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário desfilará com o boneco gigante do Dom, além de vários blocos líricos". 

 (Jornal do Commércio, 07/02/2015)



***