sábado, 31 de janeiro de 2015

São João Bosco



Dom Bosco  (1815 - 1888)

De família pobre, João Bosco foi movido por especial vocação divina a dedicar-se totalmente à juventude. Dinâmico e concreto, fundou, quando rapaz, entre os companheiros, a "sociedade da alegria", na base de "guerra ao pecado".
Ordenado sacerdote, sentiu e afirmou dever sua obra a Maria Auxiliadora. Começou com os jovens à procura de trabalho: deu-lhes uma casa, um coração amigo, instrução e proteção, assegurando-lhes contratos de trabalho honestos; criou escolas profissionais e oficinas. Ofereceu igual assistência aos estudantes. Encaminhou os jovens a alcançar competência e habilidade profissional; dirigiu-os para a vida cristã, cuidando muito da formação religiosa, frequência aos sacramentos, devoção a Maria. Interessou-se eficazmente pelas vocações. Possuía a arte inigualável de formar cada um segundo sua personalidade. Com alguns colaboradores, formados na sua "escola", fundou os "Salesianos" e empreendeu vasta obra missionária. com Santa Maria Domingas Mazzarello fundou as "Filhas de Maria Auxiliadora". Precursor em muitos campos da vida eclesial, Dom Bosco, tão simples e ao mesmo tempo de forte capacidade de ação, é o tipo de apóstolo dos novos tempos. sua pedagogia cristã, exercida com habilidade de gênio e eficácia de santo, visa a "prevenir" os males, a "preservar" a juventude com inteligênte compreensão, adaptação a suas exigências, discernimento, confiança, caridade, alegria, tudo isto expressão da constante "presença" do educador: "Saibam os jovens que são amados". Entre os mais belos frutos de sua pedagogia está o jovem Domingos Sávio.

(Missal Cotidiano, 1985)





***


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sagrada Face

Estas são as 10 promessas que Jesus fez aos devotos da sua Sagrada Face!


1.  "Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi, nada vos será negado!"

2.  "Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações." (a M. Pierina) 

3.  "Nenhum daquele que honrar Minha Face, será separado de Mim". (a Santa Mactildes)

4.  "Os devotos da Sagrada Face receberão, pela contemplação de Minha natureza humana, um vivo resplendor da Minha Divindade, e serão esclarecidos no fundo de vossas almas."(a Santa Gertrudes)

5.  "Do mesmo modo que procurardes reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores, assim Eu cuidarei de vossa alma, tornando-a tão bela como era ao sair das fontes batismais."

6.  "Esta Face é como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas que a Ela se dedicam, tão perfeita, que mesmo os seus pecados serão transformados, diante de Mim, em jóias de ouro precioso."

7.  "Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como Santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços Divinos em vossas almas."

8.  "Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai apaziguarão a Minha cólera Divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial."

9.  "Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-lo-ei com a Minha Luz, rodeá-los-ei com o Meu Amor e fá-los-ei perseverantes no bem."

10.  "Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que por palavras, escritos ou orações defendem a Minha causa nesta Obra de reparação. Na hora da morte purificarei a Face das vossas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original."

(A Soror Maria de São Pedro, Carmelita de Tours, na França)


***

domingo, 11 de janeiro de 2015

Batismo do Senhor


Os céus se abrem para que desçam sobre a terra as realidades celestes, o Espírito que reveste Jesus com o seu poder para a missão que ele recebe do Pai. A voz que é escutada, declara a identidade de Jesus: é o Filho em quem o Pai habita.



No batismo recebemos o Espírito Santo e nos tornamos novas criaturas. Somos integrados a uma comunidade, a Igreja. O batismo nos torna discípulos e missionários de Jesus Cristo e pessoas comprometidas com o projeto do Pai.

(A Bíblia Dia A Dia, 2014)

***

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Santa Mãe de Deus, Maria

 
Neste dia da Mãe de Deus, rezemos a bela oração que o Papa Francisco nos oferece na exortação apostólica A Alegria do Evangelho:
 


Virgem e mãe Maria, vós que movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da fé humilde, totalmente entregue ao eterno, ajudai-nos a dizer o nosso sim perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a boa-nova de Jesus.
Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João, o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe, Vós estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da cruz com uma fé inabalável e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora.
Mãe do evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém.
 
(O Domingo)
 
 
*