terça-feira, 25 de agosto de 2015

Amizade Virtual e Confiança




Os tempos mudaram e os relacionamentos entre as pessoas também mudaram, principalmente em relação as amizades. O Ontem e o Hoje, quantas diferenças! Ontem tínhamos tempo e tranquilidade para  estabelecer contato pessoal com as pessoas da família, da vizinhança, do trabalho, do lazer, etc. Hoje, nem temos esta disponibilidade, por conta dos diversos afazeres que nos impomos no dia a dia, e que não nos permitem "perder tempo", como as vezes consideramos a convivência com nossos semelhantes.
E, ainda mais, atualmente não temos tranquilidade: vida agitada, assaltos, etc. Para substituir os modos de relacionamentos pessoais que tínhamos, abre-se hoje, digamos, uma "janela" criada pelo homem para facilitar novamente os contatos , as relações com o outro, próximo ou distante de nós, do mesmo país ou de um outro, não importa... É a Amizade Virtual, produto da tecnologia avançada, o computador, o celular, a internet... Coisas do nosso tempo! Não tenho nada contra esta ideia de gênios. Muito pelo contrário, me adaptei a ela e dela tiro bom proveito. Haja visto as Amizades Virtuais que consegui através dos sites sociais, principalmente do Blogger. Aprecio muito digitar e compartilhar um blog! Seguir e participar de outros. Como é bom!

Bem, mas aí vem o problema de ter ou não Confiança. Na distância entre as pessoas que ditas "Amigas" logo de supetão, sem a visualização "olho no olho", sem outros sentidos como  o da audição, tão importante ouvir a voz e perceber se ela fala a verdade e ter um conhecimento das características pessoais daquela nova amizade, avaliando se podemos confiar nela. Isto não temos no "Mundo Virtual". Que fazer? Apelar para o cabedal de boa formação e valores que adquirimos ao longo da vida, e da maturidade que temos para saber avaliar se aquele Amigo Virtual tem mesmo condições de tornar-se nosso amigo. Caso contrário, será até mais fácil deixar esta "pessoa virtual" de lado, terminar a falsa amizade.

Até este momento não me deparei com estas pessoas "não tão amigas" como aparentam ser. Acredito que Deus tem me livrado delas, pois estou sempre rezando: "Livrai-nos de todo o mal". No entanto, tenho mais que agradecer a Deus! Nestes quatro anos de blog fiz boas e valiosas Amizades Virtuais que me ajudaram a crescer mais em "espírito e sabedoria", mesmo que elas nem consigam perceber...




Amiga Rosélia, Parabéns!

É impossível nomear aqui os vários Amigos Virtuais. Mas, como estamos comemorando seis anos de blog de Rosélia, Amiga de muitos seguidores, cujo tema de reflexão é a "Confiança Virtual", quero Parabeniza-la pelo Aniversário do seu Blog Espiritual-Idade e também, prestar uma Homenagem por ser ela minha Grande Amiga Virtual, de inteira Confiança!

*

6 comentários:

  1. Eu também ainda não me deparei com esses e nem quero! prefiro continuar podendo confiar! Linda inspiração! bjjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Zui, na nossa vida, precisamos filtrar tudo o que vimos e ouvimos, no mundo virtual não é diferente! Sabendo discernir o mal do bem, a internet é uma ferramenta que aproxima pessoas mesmo sem o contato visual, graças a Deus tenho conquistado amizades valiosas virtualmente, confiança adquirida a cada dia! Que bom! Que Deus nos livre do mal sempre!
    Bela participação!

    Bjs, fique com Deus! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida amiga
    A gratidão faz-se presente em meu coração feliz por vc distribuir tanto carinho fraterno ao meu blog e interagir comigo à medida do possível.
    É bom e salutar que nos irmanemos sem competições destrutivas e sempre procurando alegrar-nos no cotidiano, muitas vezes, tão cheio de afazeres que podem desestimular-nos...
    Agradeço a Deus, em primeiro lugar, e, logo em seguida, a vc, amiga virtual em quem confio sempre e tenho sido muito contemplada...
    Deus é Fiel e Generoso para comigo e creio que o é para VC...
    Peço a Deus por v e a recomendo à sua Proteção para dias posteriores onde almejo estarmos juntas, unidas e amparando-nos em todas as circunstâncias que poderão nos suceder...
    Minha amiga de longe e de perto do meu coração, que beleza como vc escreve! Fico encantada com sua prosa e com sua cultura...
    Sabia também que daí viria algo bem escrito e respaldado na sinceridade...
    Sabe, gosto muito de olhar no olho dos amigos e sempre procuro isso aqui perto ou dos amigos virtuais... é possível, concilio viagens que faço e aproveito pra conhecer os que tenho já empatia...
    Fiquei estarrecida como vc colocou que Confiança Virtual é ultrapassar os 5 sentidos.. é assim mesmo!
    Saímos da nossa sabedoria humana e nos desprendemos pra o inusitado pois o coração já foi lá há tempos...
    Com o que aprendemos da vida é possível confiar e, se errarmos, aprenderemos depois...
    Feliz colocação que muito enriqueceu-nos!
    Demoro a passar pois saboreio primeiro cada linha de cada post amigo...
    Parabéns!
    Seja abençoada e feliz!!!
    E vamos confraternizar?
    A vida merece...
    Excelente semana e dias de festa (6 dias por lá no blog) para VC !
    Bjm fraterno e festivo de muita gratidão

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bela exposição sobre a confiança Zui, mas como você bem colocou a percepção de cada um associada à cautela permite discernir o certo do errado e não adianta querermos ficar de fora este é um novo modelo de sociedade que veio para ficar e temos que nos adaptar a ele. Na medida do possível sair do virtual para o real e consolidar amizades que valem à pena. Somos colegas na parceria do Novo Pentecostes com a Rosélia, mulher corajosa e de incontestável fidelidade ao Senhor. Que Deus continue iluminando-a nessa missão evangelizadora. Parabéns a você Zui pela homenagem à nossa querida Rosélia.

    ResponderExcluir
  6. Bonita declaração Zui e vamos nesta grande familia tornando cada membro melhor em cada dia. Que Deus nos livre dos maus e deixe nosso caminho mais leve.
    Linda festa da Roselia com toda sua simpatia e fé.
    Meu abraço

    ResponderExcluir