domingo, 28 de dezembro de 2014

O Amor de Deus



O amor de Deus pelo ser humano é imenso, imenso e para toda a eternidade: "Amei-te com um amor eterno. Por isso, dilatei a misericórdia para contigo" (Jr 31,3). Não tínhamos porém visto ainda como é grande, incompreensível; quando o Filho de Deus se fez contemplar na forma de uma criança deitada nas palhas, num estábulo, manifestou-se-nos verdadeiramente: "manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os seres humanos" (Ti 3,4).

Santo Afonso-Maria de Ligório


*

"Jesus, Maria e José, abençoai e protegei o nosso lar agora e sempre. Amém."



domingo, 21 de dezembro de 2014

Roda de Natal / O que o Anjo do Natal deseja hoje? Nº 6



Esta é a última Roda de Natal de nossa amiga Chica do blog Sementes da Chica. O Anjo está pedindo que o Natal aconteça em nosso coração. Aqui deixo minha pequena contribuição, mas antes quero agradecer a Chica por esta oportunidade em participar de mais uma BC durante este ano.






O Anjo nos pede hoje que o Natal esteja em nosso Coração! Meditemos este pequeno texto de Dom Helder Câmara que poderemos fazer diante do Presépio, ainda vazio, à espera do Menino Deus.



Não sorrias!

Vem, Senhor, mas não sorrias, dizendo que já estás conosco. Há milhões que não te conhecem. E de que basta conhecer-te, de que adianta tua vida se, para os teus, a vida continua igual?
Converte-nos! Resolve-nos! Que a tua mensagem se torne carne de nossa carne, sangue de nosso sangue, razão de ser de nossa vida!
Que ela nos arranque do comodismo da boa consciência! Que ela seja exigente, incômoda, pois só assim nos trará profunda paz, a paz diferente, a tua paz!

Dom Helder Câmara





terça-feira, 16 de dezembro de 2014

V Interação de Natal / Qual o meu melhor presente neste Natal?



O meu maior presente neste Natal só poderia ser o Menino Jesus. E peço que ele nasça todos os dias em meu coração para leva-lo aos outros.

*



Ele que nasceu para todos. Ele que trouxe a mensagem de Paz, Esperança e Amor ao Mundo! Portanto, neste Natal, com tantos sinais de violência e de morte que estamos vivenciando, Jesus vem para nosso meio, representando todas as crianças indefesas que todos os dias morrem pela fome, violência ou guerra. Vem como Luz para Caminhar conosco, vencendo as trevas e nos libertando de toda maldade porque Ele é o Deus de Amor!


***


Agradeço a amiga Rosélia pela oportunidade de mais uma participação nesta BC, a V Interação de Natal. Participe também! 


sábado, 13 de dezembro de 2014

Roda de Natal / O que o Anjo do Natal deseja hoje? Nº 5


Quase terminando a Roda de Natal de nossa amiga Chica, não conseguindo ficar indiferente, arranjei um tempinho para participar dando minha contribuição. Aqui faço uma breve reflexão sobre a Humildade




Por ser a humildade confundida com a pobreza de bens materiais, não é bem vista pelas pessoas em geral, principalmente as mais orgulhosas e prepotentes.

A pessoa humilde não vive se achando a melhor de todas: a mais bonita, a mais inteligente, a mais santa, nem mesmo a mais humilde. E se lhe apontam alguma qualidade, sabe que foi dada por Deus, seu Criador. Mas, como saber o que é a virtude da humildade? É mais fácil reconhece-la em exemplos de pessoas que foram humildes. São vários os exemplos, principalmente dos personagens da Bíblia e dos Santos. Citarei apenas três:


*Jesus que nasceu em uma manjedoura por não ter lugar para ele no meio dos homens. Ele que é manso e humilde de coração.


*João Batista que não se achava digno de desatar as sandálias de Jesus. 


* Maria, Mãe de Jesus, quando disse: "O Senhor fez em mim Maravilhas! Santo é o Seu nome! Pois olhou a humildade de sua serva! E todas as gerações me chamarão de Bem-Aventurada".







Nesta poesia de Machado de Assis, podemos constatar a falta de humildade de alguns personagens, representados por elementos da natureza, que insatisfeitos com sua criação, demonstram sentimentos de ciúme, azedume, inveja e orgulho diante do outro. Cada um deles desejando ser o outro, por achar as qualidades alheias melhores. É sinal de humildade nos sentirmos felizes e agradecidos pelas dádivas que o Deus Criador nos proporcionou.







Agradeço a Chica por esta oportunidade em participar nesta Roda de Natal.  Vá no blog Sementes da Chica e participe você também!



***

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Imaculada Conceição


Santuário da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição



Evangelho: Lc 1, 26-38

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo Papa Pio IX, em 1854, na bula Ineffabilis Deus, em que ele afirma que "A Beatíssima Virgem Maria... em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda a mancha do pecado original."

***

Hoje, festejamos Nossa Senhora da Conceição em Recife, bem aqui, no Morro da Conceição. Esta é a 110ª festa e as 14:00 horas sairá a Procissão de Encerramento do Forte do Brum até o Morro da Conceição onde teremos a Concelebração as 18:00 horas, presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife.




***