quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Os Novos Santos de Outubro


Estamos quase finalizando o mês de Outubro. Este mês comemoramos as missões e a devoção do Rosário. Além do mais, neste mês, estamos festejando novos santos canonizados pelos papas recentes João Paulo II, Bento XVI e Francisco. São estes os Santos: Madre Faustina, Frei Galvão, Papa João XXIII e Papa João Paulo II.

***


Santa Faustina,
Apóstola da Divina Misericórdia



Maria Faustyna Kowalska nascida em Glogowiec, na Polônia Central, 25 de Agosto de 1905 e morreu em Cracóvia, 5 de Outubro de 1938.
Foi uma freira  e mística polaca. Atualmente é venerada como Santa pela Igreja Católica, conhecida simplesmente como Santa Faustina. Apelidada por Jesus a Apóstola (Diário 1142) ou Secretária da Divina Misericórdia, é considerada pelos teólogos como fazendo parte em um grupo dos mais notáveis místicos do Cristianismo. Sua missão foi preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo.
Entrou para a vida religiosa em 1924 na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. Seu confessor, Beato Michal Sopocko, exigiu de Santa Faustina que ela escrevesse as suas vivências em um diário espiritual. Este diário compõe-se de alguns cadernos. Desta forma, não por vontade própria, mas por exigência de seu confessor, ela deixou a descrição das suas vivências místicas, que ocupa algumas centenas de páginas. Faleceu em 5 de Outubro de 1938.
A sua Canonização aconteceu em 30 de Abril de 2000, pelas mãos do Papa João Paulo II, de quem também conseguiu a instituição da Festa da Divina Misericórdia.

***



Santo Antônio de Sant'Anna Galvão,

Primeiro Santo Brasileiro



O Frei Franciscano, hoje Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, o primeiro e único Santo Brasileiro, nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, em 1739. Morreu em 23 de dezembro de 1822 e foi sepultado na Capela-Mor do Mosteiro da Luz. Por inúmeros milagres e graças alcançadas, foi Beatificado em Roma, no dia 25 de Outubro de 1998 pelo Papa João Paulo II e foi Canonizado pelo Papa Bento XVI em 11 de Maio de 2007, durante a visita do Pontífice ao Brasil. A Festa Litúrgica é comemorada no dia 25 de Outubro.

***



Santo Papa João XXIII,

Papa da Bondade



Nascido Ângelo Giuseppe Roncalli em Sotto il Monte, 25 de Novembro de 1881. Morreu em 3 de Junho de 1963 no Vaticano. Foi Papa de 28 de Outubro de 1958 até a data de sua morte. Pertencia a Ordem Terceira Secular.
Foi Beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 3 de Setembro de 2000. Foi Canonizado em 27 de Abril de 2014, Domingo da Divina Misericórdia, juntamente com o também Papa João Paulo II pelo atual Papa Francisco na Praça de São Pedro, Vaticano.
Sua Festa Litúrgica é celebrada no dia 11 de Outubro.

***



Santo Papa João Paulo II,

Papa Peregrino




Papa João Paulo II, Karol Jozef Wojtyla, nasceu em 18 de Maio de 1920, na Polônia e morreu em 2 de Abril de 2005, no Vaticano. Tornou-se Pontífice no dia 16 de Outubro de 1978 até sua morte.
Foi Proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI. E, em 27 de Abril de 2014, juntamente com o Papa João XXIII foi Canonizado pelo Papa Francisco.
Tem sua Festa Litúrgica no dia 22 de Outubro.

***


(Pesquisa no Google)



  

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Construa um Cantinho para a Oração Pessoal




"Construa a sua alcova na sua própria casa, lá onde você mora, lá onde você vive, onde você ama, onde você sofre." (Carlos Carreto)



Quando tiver encontrado seu horário, comece a construção da sua alcova. Lembre-se que ela deverá ser decorada com coisas muito pessoais, muito simples e muito significativas. Deus é simplicidade e se revela sempre através de coisas muito pequeninas e fatos muito banais...

Na alcova, tome cada dia sua Bíblia e vá lentamente mergulhando na Palavra de Deus e deixando que ela penetre em você, tome conta de todo o seu ser...

( Rezar com Simplicidade, Carmita Overbeck )

***


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Santa Teresa de Jesus


"Nada te perturbe, nada te espante.
Tudo passa!
Só Deus não muda.
A paciência tudo alcança.
Quem tem a Deus nada lhe falta.
Só Deus basta!"


Pensamentos de Santa Teresa de Ávila:


Ó Amor que me amas mais do que eu posso amar!... Para que quero eu, Senhor, desejar mais que o que Tu desejas dar-me?


Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda.


O edifício da oração deve sempre alicerçar-se na humildade: quanto mais uma alma se mostra humilde na oração, tanto mais Deus a exalta.



Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estais habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará.


Se na terra existe um lugar que pode ser comparado ao céu, o Carmelo é este lugar.



A oração não é senão uma íntima relação de amizade, um frequente entretenimento a sós com Aquele que sabemos nos amar.


Eu quero ver a Deus e para isso é necessário morrer. "Não morro, mas entro na vida".


A oração não consiste em pensar muito, mas em amar muito.

***





***

Hoje, 15/10/2014 

Abertura da Festa de Santa Teresa de Jesus, doutora da Igreja e patrona da Ordem Terceira do Carmo do Recife 
18 horas - Missa Solene de Abertura da Festa em honra a Santa Teresa
Presidida pelo Exmo. Revmo. Dom Antônio Fernando Saburido, osb. - Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife.
Tema: "Quem a Deus tem, nada falta" - nem a fé, nem a alegria de viver o Evangelho.

Após a celebração Eucarística haverá o hasteamento da bandeira.
Homenageados: Família Carmelitana, movimentos da Basílica do Carmo e Rádio Olinda AM.

***


domingo, 12 de outubro de 2014

N. Senhora Aparecida



Evangelho: Jo 2, 1-11


O apreço pela Mãe de Deus entre os fiéis católicos é tal que ela assume os nomes dos lugares e situações em que a devoção tem origem (Fátima, Lourdes, Aparecida). A maternidade de Maria e o seu papel no desígnio salvífico de Deus só podem ser compreendidos à luz do mistério de Jesus Cristo. Maria é tida no Evangelho segundo Lucas como aquela que recebeu o favor de Deus. Tal graça é a de gerar, segundo a carne, o Filho único de Deus. 

(A Bíblia dia a dia, Paulinas / 2014)


*** 


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia de Santa Teresa do Menino Jesus



"Sou apenas uma avezinha, revestida de uma leve penugem; não sou uma águia, tenho dela apenas os olhos e o coração. Sim, não obstante minha extrema pequenez, ouso fixar o divino Sol do Amor, e desejo ardentemente arremessar-me para ele! Quero voar, quero imitar as águias mas tudo o que consigo é soerguer minhas asinhas e não consigo levantar o voo...
Que será de mim? Morrer de dor ao me ver sem forças? Oh! não, nem sequer me aflijo... com um audacioso abandono, assim permaneço fixando meu divino Sol até a morte. Nada me poderá atemorizar, nem o vento, nem a chuva, e se densas nuvens esconderem o Astro do Amor, será o momento da confiança levada aos limites extremos, atenta a não mover-me do lugar, pois sei que, por trás dessas tristes nuvens o meu doce Sol brilha ainda".

Santa Teresa do Menino Jesus

***





***