sexta-feira, 25 de julho de 2014

São Cristóvão - 25 de julho




Prece do Motorista

Senhor, quero que sejas:
A luz de meus olhos, para que eu veja sempre o caminho certo;
O guia de meus braços, para que eu me dirija sempre para o bem;
A força de minha vida, para que eu resista na luta diária pelo pão;
O meu amigo constante, para que eu sirva a todos, com boa vontade;
O amor de meu coração, para que eu ame a todos como a mim mesmo!
A proteção em minhas viagens, para que eu vá e volte, com segurança, para a minha família. Amém. 
São Cristóvão, rogai por nós!

(Autor desconhecido)

***

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Santa Brígida - 23 de Julho




(1302/3 - 1373)

Princesa sueca, foi esposa e mãe exemplar de oito filhos, a quem educou cristãmente. Sua segunda filha, Karin, é a conhecidíssima Santa Catarina da Suécia. Brígida, Terceira Franciscana, consagrou a viuvez à Igreja. Visitou em romaria os principais lugares sagrados da época; fundou em Vadstema uma ordem religiosa e recebeu revelações sobrenaturais recolhidos em inúmeros escritos para edificação dos fiéis. Em Roma, onde viveu vinte e quatro anos até a morte, trabalhou para a reforma dos costumes e preparou o retorno do Papa de Avinhão.

***


Oração

Senhor nosso Deus, que revelastes a Santa Brígida os mistérios celestes, quando meditava a Paixão do vosso Filho, concedei-nos exultar de alegria na revelação da vossa glória.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo...

***

(Missal Cotidiano, 1985)


quarta-feira, 16 de julho de 2014

A Nossa Senhora do Carmo



Beatíssima Virgem Imaculada, decoro e resplendor do Carmo, vós que olhais com particular bondade a quem traz o vosso bendito escapulário, olhai também benignamente para mim e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai a minha fraqueza com o vosso poder, iluminai as trevas de minha mente com vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Adornai minha alma de tais graças e virtudes, que sempre seja cara a vosso Divino Filho e a vós. Assisti-me na vida, consolai-me na morte com vossa amabilíssima presença e apresentai-me à augustíssima Trindade como vosso filho e servo devoto para eternamente vos  louvar e bendizer no céu. Assim seja.

( Encontro diário com Deus ) 


***


***

sexta-feira, 11 de julho de 2014

São Bento - 11 de Julho



A vida do "pai do monaquismo ocidental" é conhecida por nós através dos Diálogos de São Gregório Magno. Tendo abandonado o "mundo", o jovem Bento fez primeiro experiências de vida "eremítica"(solitária); posteriormente, após a trágica experiência de reformar monges em Vicovaro (tentaram envenena-lo), passou  a Subiaco. Expulso de lá, dirigiu-se a Montecassino, onde iniciou a vida "cenobítica" (comunitária) e escreveu a célebre "Regra" monástica. Esta funde em bela harmonia a experiência dos orientais (especialmente de Basílio), a sabedoria romana, o espírito e sabedoria evangélica. Une oração e trabalho ("ora et labora"), quer manual, quer intelectual, sob a orientação do Abade (pai). Tudo na Regra é simplicidade e prudência, severidade e brandura, liberdade e sujeição. Os beneditinos espalharam-se pela Europa e converteram-se a Cristo, conservando a sua unidade religiosa. Por isto, Bento foi proclamado por Paulo VI, em 1964, principal "Padroeiro da Europa".


(Missal Cotidiano, 1985)



***

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Santa Isabel de Portugal - 04 de Julho



(1270 ? - 1336)


Filha de Constança da Sicília e bisneta de Santa Isabel da Hungria, Isabel, anda aos doze anos, foi dada pelo pai, futuro rei de Aragão, como esposa a Diniz, rei de Portugal. Teve dois filhos, mas a vida depravada do marido foi o seu tormento. Além disso, entre os seus familiares houve inúmeras lutas e vicissitudes. Ela agiu sempre como pacificadora, a ponto de ser chamada "anjo da paz". Após a morte do marido, amorosamente assistido por ela, não lhe foi permitido fazer-se Clarissa, porém viveu quase como Clarissa em palácio. Foi Terceira Franciscana e sempre se distinguiu por sua piedade, pobreza e caridade.

(Missal Cotidiano, 1985) 

***