segunda-feira, 31 de março de 2014

Campanha da Fraternidade 2014


Diante da realidade do tráfico humano não podemos permanecer inertes, "'todo cristão é um abolicionista', pois a mensagem cristã é uma mensagem de libertação, o que implica a luta contra todos os ídolos que escravizam" (Tráfico de pessoas e trabalho escravo ,Ed. CNBB, 1ª ed. 2012, p.12). E para a luta contra a erradicação desta realidade aviltante se faz necessário a proximidade e a solidariedade junto às vítimas, mobilizar o maior número possível de agentes e abranger os mais variados âmbitos da sociedade. As numerosas redes de tráfico só podem ser enfrentadas por redes de proteção e erradicação desta realidade. Para tanto, é primordial a colaboração do governo brasileiro no combate ao tráfico humano e na melhoria das políticas públicas.

Padre Luiz Carlos Dias

  

terça-feira, 25 de março de 2014

Anunciação do Senhor




Nossa Senhora foi criada na graça da pureza e da virgindade, predestinada a ser a Mãe de Jesus. Ela demonstra fidelidade a esta consagração quando o Anjo São Gabriel anuncia que fora escolhida para Mãe do Filho de Deus. O Filho nela gerado foi obra do Espírito Santo, sem intervenção humana.


Elam de Almeida Pimentel


quarta-feira, 19 de março de 2014

Sob a proteção de São José




Outros santos parece que têm especial poder para solucionar certos problemas. Mas, a São José, Deus concedeu um grande poder para ajudar em tudo. Parece que Jesus Cristo quer demonstrar que, assim como São José o tratou tão sumamente bem sobre esta terra, Ele agora lhe concede no céu tudo quanto pede para nós. Peço a todos que façam a prova e hão de perceber quão vantajoso é ser devoto deste santo Patriarca.

Santa Teresa de Jesus


domingo, 9 de março de 2014

1º Domingo da Quaresma



Campanha da Fraternidade 2014

A Igreja propõe como tema para a Campanha de 2014: Fraternidade e Tráfico Humano. O tráfico humano diz respeito a pessoas que são escravizadas em pleno século XXI para algumas finalidades como o trabalho escravo, a exploração sexual, a adoção infantil e mesmo para o tráfego de órgãos. É uma realidade que ocorre de maneira um tanto quanto invisível aos olhos da maioria das pessoas. É praticada por organizações criminosas muito bem-estruturadas e tem um caráter globalizado. Dados da ONU apontam que cerca de 700 mil mulheres e crianças são traficadas anualmente pelas fronteiras internacionais, e ainda temos os casos internos dos países e que ocorre o tráfico humano. Trata-se de uma situação de pecado geradora de sofrimentos e mortes.


Padre Luiz Carlos Dias   


quarta-feira, 5 de março de 2014

Quarta-feira de Cinzas


"E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa". Mt 6, 1-6. 16-18

As práticas de piedade (jejum, esmola e oração), recomendadas pela Igreja, não podem alimentar a vaidade de uma religião puramente exterior. Não podem levar ao auto-centramento, mas elas têm por finalidade levar as pessoas a saírem de si mesmas e voltarem-se para Deus, que vê no segredo do coração e se disporem a servir generosamente seus semelhantes. O jejum, a caridade fraterna e a oração são expressão do desejo de uma verdadeira conversão; a conversão não é tarefa de um tempo, mas empenho de toda a vida.

Com essa celebração de caráter penitencial tem início o tempo da Quaresma, tempo de graça e reconciliação que nos prepara para a comemoração anual do Mistério Pascoal de Jesus Cristo.

(A Bíblia Dia A Dia, 2014)