sábado, 13 de dezembro de 2014

Roda de Natal / O que o Anjo do Natal deseja hoje? Nº 5


Quase terminando a Roda de Natal de nossa amiga Chica, não conseguindo ficar indiferente, arranjei um tempinho para participar dando minha contribuição. Aqui faço uma breve reflexão sobre a Humildade




Por ser a humildade confundida com a pobreza de bens materiais, não é bem vista pelas pessoas em geral, principalmente as mais orgulhosas e prepotentes.

A pessoa humilde não vive se achando a melhor de todas: a mais bonita, a mais inteligente, a mais santa, nem mesmo a mais humilde. E se lhe apontam alguma qualidade, sabe que foi dada por Deus, seu Criador. Mas, como saber o que é a virtude da humildade? É mais fácil reconhece-la em exemplos de pessoas que foram humildes. São vários os exemplos, principalmente dos personagens da Bíblia e dos Santos. Citarei apenas três:


*Jesus que nasceu em uma manjedoura por não ter lugar para ele no meio dos homens. Ele que é manso e humilde de coração.


*João Batista que não se achava digno de desatar as sandálias de Jesus. 


* Maria, Mãe de Jesus, quando disse: "O Senhor fez em mim Maravilhas! Santo é o Seu nome! Pois olhou a humildade de sua serva! E todas as gerações me chamarão de Bem-Aventurada".







Nesta poesia de Machado de Assis, podemos constatar a falta de humildade de alguns personagens, representados por elementos da natureza, que insatisfeitos com sua criação, demonstram sentimentos de ciúme, azedume, inveja e orgulho diante do outro. Cada um deles desejando ser o outro, por achar as qualidades alheias melhores. É sinal de humildade nos sentirmos felizes e agradecidos pelas dádivas que o Deus Criador nos proporcionou.







Agradeço a Chica por esta oportunidade em participar nesta Roda de Natal.  Vá no blog Sementes da Chica e participe você também!



***

7 comentários:

  1. Que bom te ver participando e que linda ficou! Trouxeste belos exemplos de humildade. Que os saibamos imitar! Valeu! OBRIGADÃO e lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Zui.
    Que linda participação,escreveste lindos exemplos de humildade.
    Um lindo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Zui que linda postagem fizeste, criativa e que induz à reflexão. Gostei muito.
    E a poesia fabulosa.
    Bom domingo e abraço carinhoso. vou te esperar...

    ResponderExcluir
  4. Zui, linda a poesia e lindo o seu esmero nessa postagem! Seu texto é verissimo. Grande abraço e semana muito propícia

    ResponderExcluir
  5. Zui,

    Você citou três homens que poderiam ter sido orgulhosos, mas viveram e demonstraram a humildade por onde passaram.
    Lindo e abençoado Domingo! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Zui,
    Que belos exemplos vc nos trouxe!!! Exemplos de homens verdadeiramente humildes.
    Linda participacao!!!
    Bjs e uma semana de paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida amiga Zui
    Seu post foi bem ilustrado com conteúdo cultural, inclusive... parabéns!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir