terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mês da Bíblia: Leitura Orante da Bíblia



Dentre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada à qual todos somos convidados: a Lectio divina ou exercício de Leitura Orante da Sagrada Escritura. Essa Leitura Orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Mestre, à comunhão com Jesus-Filho de Deus e ao testemunho de Jesus Senhor do universo. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a Leitura Orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo semelhante ao modo de tantos personagens do Evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3, 1-21), a Samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4, 1-42), o Cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19, 1-10). Todos eles, graças a esse encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida. 

(Documento de Aparecida, n. 249)

***



4 comentários:

  1. A melhor forma de estar em contato sincronizado com Deus é através da prática de leitura dos textos bíblicos. São estas leituras que propiciam o fortalecimento da nossa fé.
    Uma bela tarde
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  2. Olá, queria Zui
    A primazia da Palavra em nosso cotidiano é de suma importância pois reina em nosso coração a paz de Cristo...
    Renovamos nosso amor ao Bom Deus e ainda nos fortalece de todo o mal...
    Nos impulsiona a fazermos o bem sempre... a caridade se torna possível...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou no começo da bíblia...
    Quero entende-la, por isso as vezes demoro muito em um trecho...
    Espero conseguir em breve!
    Uma semana abençoada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zui!!!
    A Lectio Divina é um exercício que precisa ser diário p saúde da nossa alma e desenvolvimento da nossa espiritualidade. Obrigada por me lembrar disso!
    Beijooo... Estou seguindo!

    ResponderExcluir