domingo, 29 de dezembro de 2013

Sagrada Família





Oração da Família

Senhor Jesus Cristo, vós restaurastes a família humana restabelecendo a primitiva unidade e vivendo com Maria, vossa mãe, e São José, o pai adotivo, durante trinta anos em Nazaré. Afastai da família brasileira os males que a ameaçam. Ajudai-nos a promover em nossas famílias, em todos os lares de nossa pátria, os sentimentos e os propósitos de união indissolúvel, amor generoso, fidelidade permanente e perseverança constante na vossa graça. Assim seja.


Autor desconhecido






quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo



Novidade

Hoje é Natal! Que boa notícia! Nasceu Jesus como um recém-nascido, e podemos ver Deus igual a todas as criancinhas. Nasceu Jesus! Vede: em seus lábios se vê o sorriso de Deus! Jesus nasceu, Deus está aqui! Já pensastes nisto: Deus aqui na terra que habitamos, na terra em que vivemos, na terra que amamos? Jesus nasceu, Deus está aqui, e ficará conosco para sempre, de noite e de dia, para sempre Deus está aqui! Jesus nasceu: vai brincar e vai rir, lágrima também derramará. Vai ocupar-se dos infelizes, vai estender seus braços na cruz e veremos Deus oferecer seu amor ao mundo inteiro, vai abrir um caminho na morte e poderemos ver Deus oferecendo sua vida pelo mundo inteiro. Jesus nasceu, Deus está aqui: Feliz Natal!

Charles Singer 


domingo, 15 de dezembro de 2013

IV Blogagem Coletiva de Natal



 Como virá o meu Natal?

Antes de falar de como virá o meu Natal, preciso dizer como comemorei, ao longo dos anos vividos, esta data tão significativa, o Nascimento de Jesus:




 Minha mãe no início do Advento, preparava o Presépio, sem o Menino Jesus no berço porque ainda não havia nascido. Nossa tia nos ajudava na escrita das cartinhas para Jesus, com pedidos de presentes que, logo após, colocávamos na Manjedoura. Quando chegava a véspera do Natal, antes da Meia-noite, íamos à Missa do Galo. Ao retornar à nossa casa, o Menino Jesus já estava nos esperando, com os bracinhos abertos, entre Maria e José. No lugar das cartinhas estavam cinco presentes com nossos nomes. Cada um pegava o seu e o abria. A alegria era geral! Depois, fazíamos uma oração ao Menino Jesus agradecendo os presentes. Aquele era um momento especial! Cheio de significado! Estávamos comemorando o Natal!



Durante a semana que antecedia ao Natal, nossa mãe nos fazia doar alguns dos nossos brinquedos às crianças pobres que geralmente batiam em nossa porta pedindo esmolas. Assim, vivíamos o desprendimento e a partilha, pois era Natal!
  



No dia de Natal geralmente íamos almoçar com nossas tias e avós. A casa era repleta de parentes e amigos que chegavam para desejar um "Feliz Natal". Na alegria, comemorávamos o Natal com a família reunida, na fraternidade!



Atualmente, as pessoas com quem partilho a Celebração do Natal não são as mesmas, porque muitos já estão na Vida Eterna, e os meus irmãos, com suas famílias, vivem em outras cidades. Só através dos meios de comunicação nos desejamos um "Feliz Natal!". Mesmo assim, tenho procurado vivenciar a Celebração do Natal com minha Pequena Família.



Hoje, o meu Natal virá com o mesmo significado dos anteriores. Jesus chegará e eu o receberei com a  Alegria de sempre . Alegria de saber que ele virá e transformará meu coração se eu abrir a porta para recebe-lo. Ele está chegando para transformar nossa vida! Mesmo quando temos motivos para o desânimo e a tristeza, de ver a seca, no Sertão Nordestino, matar os  animais e as enxurradas derrubarem morros e casas, causando a morte dos mais empobrecidos. Isto acontecendo sem que, as Autoridades do País façam algo para impedir.



O Natal chegará para nós, desde que deixemos Jesus entrar em nossos corações, porque porta e coração só se abre por dentro. Abra o seu para recebe-lo! E um Feliz Natal!


 

Minha participação na IV Blogagem Coletiva: Como virá o meu Natal.
Promovido por Rosélia do Blog Espiritual-idade.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Dia de São João da Cruz


"Onde não há amor, põe amor e colherás amor".



São João da Cruz foi Beatificado em 1675, Canonizado em 1726 pelo Papa Benedito XIII e declarado Doutor da Igreja em 1926 pelo Papa Pio XI.
Colaborador de Santa Teresa d'Ávila na Reforma da Ordem Carmelita e grande mestre da mística.
Conhecido como  Doutor em Teologia Mística, João da Cruz era místico, teólogo e poeta que compôs ricos trabalhos onde encontramos profundas expressões místicas em tratados, em forma de poemas com comentários teológicos. Estes renomados poemas incluem o "Cântico Espiritual", "Ascensão ao Monte Carmelo", "Chama de Amor" e "Noite Sombria da Alma". Com estes trabalhos João da Cruz apresenta o desenvolvimento da alma humana através da purgação, iluminação e união com Jesus.


"O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em despojar-se e sofrer pelo amado".

São João da Cruz

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina




"Festejada no Dia 12 de Dezembro, a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe teve início no México ao aparecer ao recém-batizado e humilde índio, Juan Diego. Durante sua aparição, a Virgem conhecida como a protetora da América Latina, pediu que ele procurasse o Bispo para falar sobre a construção de uma Igreja naquele local. Ela deixou sua própria imagem impressa, milagrosamente, em um pedaço de tecido que permanece intacto até hoje".

******


Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, Sempre Virgem Santa Maria. Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. A vós que na verdade sois nossa piedosa Mãe, vos procuramos e rogamos. Escutai com piedade nosso pranto, nossas tristezas. Curai nossas penas, nossas misérias e dores. Vós que sois nossa doce e amantíssima Mãe, acolhei-nos sob o vosso manto e na cruz de vossos braços. Que não nos aflija nem perturbe nosso coração coisa nenhuma. Mostrai-nos e manifestai-nos a vosso amantíssimo Filho, para que com Ele e nele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem Maria de Guadalupe, faz-nos teus mensageiros, mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Amém.

Autor desconhecido


domingo, 8 de dezembro de 2013

Nossa Senhora da Conceição


"Ó Maria Concebida sem Pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Amém"

"Glória maior do que a de ser a Mãe do Filho de Deus é a de ter ouvido a Palavra de Deus e a pôr em prática, e vivê-la".

 Dom Helder Câmara 



Hoje está acontecendo a 109 ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. Tema: Maria Modelo de Fé
Em Recife, no Morro da Conceição. Teremos a procissão as 14 horas saindo do Forte do Brum (Recife Antigo) até o Morro da Conceição, onde será o encerramento, com a Concelebração em Louvor a Nossa Senhora da Conceição.




domingo, 1 de dezembro de 2013

Dia do Beato Charles de Foucauld



Oração do Abandono


Meu  Pai,
a Vós me abandono.
Fazei de mim o que quiserdes.
O que de mim fizerdes, 
eu Vos agradeço.
Estou pronto para tudo,
aceito tudo,
contanto que a Vossa vontade
se faça em mim
e em todas as Vossas criaturas.
Não quero outra coisa, meu Deus.
Entrego a minha alma em Vossas mãos.
Eu Vô-la dou, meu Deus,
com todo o amor de meu coração,
porque Vos amo
e porque é para mim
uma necessidade de amor
dar-me, entregar-me
em Vossas mãos sem medida,
com infinita confiança,
porque Sois
meu Pai.

Charles de Foucauld