domingo, 24 de novembro de 2013

Cristo Rei / Encerramento do Ano da Fé

Lc 23, 35-43

"Jesus é o centro da criação. Assim sendo, a atitude que se quer do crente - se o quer ser de verdade - é reconhecer e aceitar na vida esta centralidade de Jesus Cristo, nos pensamentos, nas palavras e nas obras. Quando se perde este centro, substituindo-o por outra coisa qualquer, disso só derivam danos para o meio ambiente que nos rodeia e para o próprio homem".

"O Reino dos Céus é para aqueles cuja segurança está colocada no amor de Deus, não nas coisas materiais".


Ano da Fé - O Papa encerra o Ano da Fé neste domingo de Cristo Rei do universo, na Praça de São Pedro.

"A promessa de Jesus ao bom ladrão nos dá uma grande esperança. Ela diz que a graça de Deus é sempre mais abundante de quanto pedira a oração. Peçamos ao Senhor que se lembre de nós, certos de que, pela sua misericórdia, poderemos partilhar a sua glória no Paraíso".

"Deus é muito perfeito, conhece as minhas limitações e mesmo assim, continua acreditando em mim"...


(Citações do Papa Francisco durante a Homilia de hoje, 24/11/2013, Missa de Cristo Rei do Universo)

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Refletindo com Dom Helder



Quando assistires

à retirada dos andaimes
contempla
- é claro -
o edifício que surge.
Mas pede pelos andaimes,
pois é duro
servir de suporte à construção, 
ser necessário à obra
e na hora da festa
ser retirado como entulho.

Dom Helder Câmara



domingo, 3 de novembro de 2013

Domingo de todos os Santos


"Felizes são todos os santos, cuja memória hoje celebramos com alegria. O evangelho das bem-aventuranças mostra que, de fato, aqueles que chegaram à santidade são para nós inspiração e modelo de felicidade". 

Cristo é modelado nos Santos, traçando neles diversos aspectos de sua fisionomia pessoal. Os Santos não são "cópias", são "obras originais", diferem uns dos outros, mesmo quando se assemelham.
Os Santos são muito diversos. Por isso, os dotes de caráter, as aptidões naturais postas em exercícios, as habilidades adquiridas, o senso de responsabilidade, a paciência, a perseverança nos empreendimentos, a serenidade, bondade, alegria, otimismo, jovialidade, tentativas de êxito... todas essas qualidades tipicamente humanas e cristãs, que tornam os santos simpáticos e amáveis, são postas em relevo como estímulo para cultiva-las.

(Missal Cotidiano, 1985.) 




sábado, 2 de novembro de 2013

Finados / Os que já partiram...

Dai-lhes, Senhor, o repouso eterno
e brilhe para eles a vossa luz. Amém!



"Deus chamou e chama o homem a unir-se a Ele com toda a sua natureza, em perpétua comunhão com a vida divina incorruptível".