quarta-feira, 31 de julho de 2013

Santo Inácio de Loyola - 31 de Julho


Inácio López de Loyola era um cavaleiro impetuoso. Ferido no cerco de Pamplona, durante a convalescença, não encontrando leituras de cavaleria, de que era apaixonado, descobriu Jesus Cristo no Evangelho e na vida dos santos. Então quis dar-se a Cristo na Igreja. Amadureceu sua conversão no mosteiro de Montserrat, iniciando-se na "devoção moderna", sobretudo lendo a "Imitação de Cristo" na gruta de Manresa, onde teve experiências místicas e lançou as bases de seu famoso livro, os Exercícios Espirituais. Estudou Filosofia e Teologia em Paris, onde fundou a "Companhia de Jesus", em Veneza, onde foi ordenado sacerdote. Estabelecido em Roma, colocou sua "Companhia", como um "exército", à disposição do Papa para a defesa da fé, reforma da Igreja e obra missionária. Intensa e vasta foi a ação apostólica de Inácio e seus colaboradores. Abriu os seus à cultura teológica e a cultura humana, a ponto de poder representar a Igreja no campo das ciências e do pensamento moderno, e fez deles ilustres educadores. Hoje compreendemos melhor a figura de Inácio à luz de seu profundo espírito de doação, da mística do "serviço", de seu otimismo e dinamismo orientados para a "maior glória de Deus" na Igreja e para a Igreja. A ascética inaciana se esforça por criar nos fiéis uma mentalidade cristocêntrica. Inácio assimilou Cristo na oração psicológica, na obediência e na santidade de vida. Apresentou um modo "novo" de imitar a Cristo, que fará escola para novas ordens e congregações religiosas, movimentos de apostolado e espiritualidade.

( Missal Cotidiano, 1985.)  

sábado, 27 de julho de 2013

Beato Frei Tito Brandsma - 27 de Julho

 "Amar e sofrer, sofrer e amar. Estas duas coisas andam juntas. O amor nos faz padecer, e padecer nos faz amar".


Anno Sjoerd Titus Brandsma
* Bolsuard, 23 de Fevereiro de 1881
+ Dachau, 26 de Julho de 1942

Titus Brandsma foi um Religioso Católico neerlandês. Entrou para a Ordem dos Padres Carmelitas, tendo ordenado Sacerdote em 1905. Doutorou-se em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor na Universidade Católica de Nimega, chegando ao cargo de Reitor Magnífico. Exerceu a função de Assistente Eclesiástico dos Jornalistas Católicos. Tornou-se conhecido de todos por sua afabilidade e ce ddisponibilidade. Durante a ocupação alemã de sua pátria, opôs-se à ideologia Nazista, defendendo a liberdade das escolas católicas e da imprensa. Escreveu também contra a perseguição aos judeus: "No cumprimento da sua missão, a Igreja não conhece distinção de sexo, raça ou nacionalidade".
Frei Tito foi preso pela Gestapo em janeiro de 1942. Após sua passagem por vários cárceres, foi condenado ao Campo de Concentração de Dachau, onde foi morto com uma injeção de ácido fênico.

Em 3 de Novembro de 1985 foi elevado às honras dos altares com o título de Beato. Sua festa passou a ser celebrada no dia 27 de Julho.

(Wikipédia)  


domingo, 21 de julho de 2013

Semana Missionária da Juventude, 16 - 20 / 07

JMJ - Rio de Janeiro, 23 a 28 de Julho
Tema: "Ide e fazei discípulos por todas as nações". Mt 28, 29.

Ontem encerrou a Semana Missionária da Juventude nas diversas Paróquias espalhadas pelas Dioceses do Brasil. Esta Semana Missionária antecedeu a Jornada Mundial da Juventude e teve como objetivo a participação de jovens de diversos países e mais ainda de sua contribuição no processo evangelizador da Juventude. Os Jovens em Missão evangelizam e são também, evangelizados.
Na Arquidiocese de Olinda e Recife, os Jovens participaram de intensa programação nas Paróquias acolhedoras com eventos que privilegiaram a espiritualidade, a ação social e a cultura.
A Semana Missionaria que teve início no dia 16 de julho, Festa da Padroeira do Recife, ao dia 20 de julho, neste último sábado, contou com a presença de duas delegações compostas de Bispos, Padres e Jovens franceses que foram acolhidos pelas Paroquias de Casa Forte, Recife e pela Paróquia de Peixinhos, Olinda. Estes Jovens visitaram o Hospital Infantil e participaram da doação de sopa para pessoas carentes, na Paróquia de Peixinhos. Hoje, todos os Jovens Peregrinos estão viajando com destino ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Nossa Senhora do Carmo - 16 de Julho


O Carmelo é cantado na Bíblia por sua beleza. Sobre este monte o profeta Elias defendera a pureza da fé israelítica no Deus vivo. No século XII, alguns eremitas, retirados nessa montanha, lá teriam fundado a Ordem dos Carmelitas, votada à contemplação, sob o patrocínio da Santa Mãe de Deus. A "memória" de hoje foi instituída para recordar a data em que, segundo as tradições carmelitas, o primeiro geral da Ordem, São Simão Stock recebeu das mãos de Maria o "escapulário" om a promessa de eterna salvação. Maria Imaculada, em Lourdes, escolheu o dia 16 de julho para a última saudação a Bernadette. Maria é  o ideal puríssimo da vida religiosa.

(Missal Cotidiano, EP, 1985.) 


   

sábado, 13 de julho de 2013

Pare e pense...


 O que mais devemos admirar e exaltar em Deus não é sua grandeza ou seu poder, mas sua incomensurável bondade.

William Temple

terça-feira, 9 de julho de 2013

Santa Paulina - Dia 9 de Julho


Amabile Lúcia Visintainer, hoje Santa Paulina.

* Vigolo Vattaro, 16 de dezembro de 1865 
+  São Paulo, 9 de julho de 1942.
Foi uma religiosa tirolesa Canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II.


Filha de Napoleone Visintainer e Ana Pianezzer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil com muitos outros tiroleses italianos oriundos do atual Trentino (Tirolo Italiano), estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amabile dá início a Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição, na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista . Em 1903, deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de es escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida contemplativa. Em 1938 já demonstra sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de Julho de 1942.


Em 18 de Outubro de 1991 foi Beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião de sua visita a Florianópolis. Foi por fim Canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. É considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil.