domingo, 30 de junho de 2013

Pare... Reflita...


O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó, o Deus dos cristãos é um Deus de amor e consolação. É um Deus que enche o coração e a alma daqueles que o amam. É um Deus que os faz perceber o profundo sentido da infelicidade por que passam, mas também a infinita  misericórdia que lhes tem; que se une a eles no mais íntimo de suas almas; que os enche  de humildade, alegria, confiança e amor; que os torna incapazes de fazer qualquer coisa sem a sua presença.

Blaise Pascal 

sábado, 22 de junho de 2013

A natureza nos leva a Deus...


São puros de coração aqueles que desprezam as coisas terrenas, seguindo sempre as do céu, e que nunca cessam de adorar e contemplar o Senhor Deus, vivo e verdadeiro, com pureza de pensamentos e sentimentos.

Francisco de Assis 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Poema do Dom. Reflita...


Trago-te, velho jardineiro

sementes queridíssimas 
vela para que germinem,
floresçam 
e cresçam     
Já lidaste
com sementes de confiança?
Sabes plantar e regar
sementes de amor?
Sabes como proteger e propagar
sementes de alegria!?...

Dom Helder Câmara

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Antônio de Pádua


 Oração a Santo Antônio

Glorioso Santo Antônio, que tiveste a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.


Fernando e Bulhões e Taveira nasceu em Lisboa. Ordenado sacerdote entre os cônegos regulares de Santo Agostinho, deixou-se fascinar pelo ideal franciscano, por ter visto os corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos. Entrou no convento de Coimbra, onde recebeu o nome de Antônio. Aspirando ao martírio, quis trabalhar nas missões entre os muçulmanos da África do Norte; mas uma doença o fez retornar. O navio, forçado pela tempestade, teve que aportar na Sicília. Antônio então percorreu toda a Itália pregando. Em 1221 participou do Capítulo Geral da Ordem e viu São Francisco. Pregou com eficácia contra os  hereges, dirigindo-se de preferência ao povo. A Quaresma de 1231 assinalou o vértice de sua pregação, em que predominam as solicitações sociais. esgotado, morreu aos trinta e seis anos em Pádua. É honrado com o título de "doutor evangélico". Seu culto é um dos mais populares da história e apressou sua canonização, ocorrida um ano após sua morte.

(Missal Cotidiano, 1985.)

domingo, 9 de junho de 2013

Em homenagem a Nossa Senhora



Nossa Senhora dos cuidados humanos

Mãe, me alegra tanto
ver o globo em tuas mãos!
Mas é globo muito pequeno
e temo que dentro dele
nossos grandes problemas
nossas grandes angústias
sofram muita redução...
Olho de novo
e descubro:
o globo pequeno
tem justamente a virtude
de reduzir ao tamanho exato
os dramas que nos parecem imensos
e, no entanto, cabem e sobram
na concha de tuas mãos!...

             Dom Hélder Câmara

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus / Imaculado Coração...


Sagrado Coração de Jesus
Sexta-feira, 07 de Junho


Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Ó Jesus Cristo, vós sois adorado no céu e na terra, em todo tempo e toda hora. Sois a paciência, a compaixão e a própria misericórdia. Amais os justos, tendes piedade dos pecadores, chamais todas as pessoas à salvação e lhes prometeis os bens futuros. Acolhei as nossas orações deste dia e conformai nossa vida à vossa vontade. Santificai-nos, purificai nossos pensamentos e tornai-nos vitoriosos sobre as provações e tristezas. Protegei-nos e abençoai-nos, para que cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento da vossa glória. Vós que sois Deus, com o Pai, na Unidade do Espírito Santo. Amém. 

(Autor desconhecido)



Imaculado Coração de Maria
Sábado, 08 de Junho


"Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo,
no Imaculado Coração de Maria,
concedei que, por sua intercessão,
nos tornemos um templo de vossa glória.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.  

"Chamar-me-ão bem-aventurada todas as nações", predissera a Virgem no Magnificat. Toda abertura de horizonte sobre os infinitos tesouros de amor e graça encerrados no Coração de Jesus vale também para Maria. Durante nove meses, a vida do Filho de Deus encarnado pulsou ritmicamente com a de Maria. Tal ligação nunca foi interrompida; antes, foi reforçada desde que Maria está no céu em corpo e alma. 

(Missal Cotidiano)