segunda-feira, 29 de abril de 2013

Duas Santas Leigas.

Hoje é dia de Santa Catarina de Sena - 29 de Abril


"Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande".

Catarina de Siena foi uma leiga da Ordem Terceira de São Domingos, venerada como Santa Catarina na Igreja Católica.
Em 1970, o Papa Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja, sendo a única leiga à obter esta distinção. O Papa João Paulo II Declarou-a Co-padroeira da Europa juntamente com Santa Brígida da Suécia e Santa Teresa Benedita da Cruz. 


Ontem foi o dia de Santa Gianna Beretta Molla - 28 de Abril


"Entre a minha vida e a do meu filho, salvem a criança".

Gianna Beretta Molla nasceu em 04 de outubro de !922 e morreu em 28 de outubro de 1962. Foi uma médica italiana casada e mãe de família com quatro filhos, proclamada Santa pela Igreja Católica.


Oração à Santa Gianna Beretta Molla

Ó Deus, Amante da vida, que concedes a Santa Gianna responder com plena generosidade à vocação cristã de esposa e mãe, concedei também a mim, por sua intercessão, a graça de que tanto preciso, como também seguir fielmente a vossa vontade, para que resplandeça sempre nas nossas famílias o Dom que consagra o amor eterno e a vida humana. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.   

domingo, 21 de abril de 2013

Domingo do Bom Pastor


O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. Jo 10,11-18


A imagem do "Bom Pastor", na parábola, se aplica àquele que cuida das ovelhas fazendo a vontade do Pai, em comunhão de amor. Jesus é o Bom Pastor. É ele quem comunica a vida plena. Em Jesus habita o Pai, e o amor que o une ao Pai é uma fonte de vida que transborda para todos os homens e mulheres que vivem no mundo. É por este amor que somos filhos de Deus, participantes da vida divina e eterna.
Para Jesus não existe massa humana amorfa. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada um. Chama a cada um pelo nome e a cada um fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai. Pelo conhecimento e pelo amor a Jesus e ao nosso próximo, nos inserimos na vida divina trinitária, em comunhão de vida com o Pai e o Filho, no Amor.

(A Bíblia Dia a Dia / 2012)  

terça-feira, 16 de abril de 2013

Santa Bernadette - 16 de Abril


Uma jovem simples, de uma família mergulhada na mais extrema pobreza causada pelas transformações sociais e econômicas da época da industrialização, vive, em sua simplicidade e pobreza, uma fé profunda e sincera. Essa jovem transmite uma mensagem igualmente simples: um chamado de Maria à oração, à conversão, à penitência pelos pecadores; uma mensagem acompanhada de sinais tão claros como a água que se renova ou a luz que ilumina. E a mensagem e os sinais, além disso, logo começam a se traduzir em atenção para com os fracos e os doentes.
  

(Nossa Senhora de Lourdes, Josep Ligadas)

sábado, 6 de abril de 2013

Poema de Dom Helder para Refletir.


Como podes, árvore solitária


dar folhas tão suaves

e flores
tão alegres e tão belas?
A solidão não te prejudica?
A falta de amigos não te seca?
Ou vais dizer
que te bastas
e não precisas
de um amigo,
de um irmão?
A explicação talvez esteja
em que é aparente
tua solidão:
deitas fundas raízes na terra
envolve-te o ar
visitam-te os passarinhos
dás sombra aos viajores
contemplas o grande céu
e sentes,
a cada instante, 
sobre ti
o olhar de Deus.


        Dom Helder Câmara