terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Blogagem Coletiva - Blog Retrô 2012

Esta Blogagem Coletiva Blog Retrô é um convite de Elaine Gaspareto para que possamos rever nossos blogs em 2012. Analisarmos o que fizemos de melhor, o mais popular em nossas postagens e também o que não agradou nossos visitantes... 

1. Qual sua postagem mais querida em 2012? Qual te deu mais prazer em fazer?



Muitas postagens me deram prazer em realiza-las, mas a que achei mais prazerosa, tanto por sua simplicidade e facilidade em sua composição foi o post Academia Santa Gertrudes - 100 anos. Aproveitando minha ida ao Colégio para pegar uma Declaração da minha Formatura de Professora, que precisava para dar entrada na aposentadoria e também, subir a Ladeira da Misericórdia como promessa antecipada que fizera. Levei a máquina fotográfica já prevendo a postagem.


2. Qual sua postagem mais popular, a que mais as pessoas gostaram, a mais comentada em 2012? Qual o motivo, você sabe?


Em 2012 a postagem mais visitada foi Meditemos com os poemas de Dom Helder Camara. Esta postagem quase sem comentários, teve muitos acessos. Acredito que a preferência popular se deve ao próprio tema, Dom Helder Camara, que foi uma pessoa famosa e conhecida internacionalmente. Além do mais, seus pensamentos estão na pesquisa do Google. A segunda postagem mais popular, mas com menas visitas do que a primeira foi entretanto, a mais comentada. Esta postagem recente, de dezembro, se realizou como um convite de Rosélia do blog Espiritual-Idade, Blogagem Coletiva de Natal, Biografia das Minhas Alegrias. Desta BC de Natal participei bastante, visitando e deixando mensagem em todas as outras postagens das amigas blogueiras e por gentileza elas fizeram o mesmo.   


3. Qual sua postagem menos popular em 2012? Qual seria o motivo?


Algumas postagens de 2012 foram pouco visitadas e com um ou nenhum comentário, mas a postagem Antes de Partir não teve o efeito por mim esperado. Eu a elaborei com dedicação, escolhendo um título que chamasse a atenção logo de início. Era o Dia de Finados, 2 de Novembro, por isso pretendia dar três Testemunhos de pessoas que se reconciliaram com Deus antes de partir para a eternidade. Bem, o Testemunho aconteceu e foi dado, mas poucos perceberam. Por sinal, esta postagem foi lincada no blog de Elaine Gaspareto como Mosaico 2012. Mesmo assim, poucos visitaram. Acho que as blogueiras só visitam quem as visitam e, como não tive tempo disponível para as visitas as amigas, também não fui visitada.


4. Qual sua postagem mais pessoal, aquela onde tinha realmente um pouco mais de você?



De início minhas postagens eram impessoais, mas, "palavras pronunciadas ao acaso foram pouco a pouco revelando tudo". Exupéry. Aos pouco fui me colocando até que, nas últimas postagens, me revelei totalmente. Principalmente nas postagens Refletindo a Vida...   Blogagem Coletiva de Natal, Biografia das Minhas Alegrias. A primeira teve como motivo, uma reflexão sobre meu aniversário e a segunda teria que contar a trajetória das minhas alegrias. Foi inevitável... Valeu...


Aqui termino, agradecendo a Elaine esta oportunidade,oferecida por ela para divulgar e, sobretudo partilhar nossos blogs. É muito bom poder participar desta iniciativa de nossa amiga. Serviu muito para analisar o blog como um todo e assim tentar melhorar suas postagens.

 Participe desta Blogagem Coletiva!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Batismo do Senhor



Jesus se apresenta na humildade e com a determinação de cumprir a vontade salvífica do Pai. No batismo, solidariza-se com o pecado do mundo e assume assim o papel do servo do Senhor. Sua missão é sintetizada   por Pedro em dois aspectos: libertar do demônio e perdoar os pecados. Jesus, que foi enviado por Deus para salvar a tudo e a todos, desempenha sua função com firmeza e êxito, tornando-se ele mesmo luz das nações e aliança entre Deus e os homens. O relato do batismo de Jesus é revestido de múltiplos traços messiânicos, proféticos, expressando com isso que os tempos anunciados e prometidos chegaram, agora é a hora da graça, da libertação. Com isso, há uma referência também ao batismo que nós recebemos, nascido do próprio Jesus como desta nova etapa da História. No batismo renunciamos ao demônio, ao pecado, a tudo aquilo que nos desune e assumimos a fé em Cristo, no Pai que o enviou, na Igreja que ele inaugurou, no Espírito que ele nos enviou. Podemos dizer que nele somos filhos amados em quem o Senhor se compraz. Resta-nos fazer nossa parte, viver a fidelidade a toda prova realizando em Jesus, com ele, nossa missão de libertação do mundo. somente nele é que seremos libertadores de todo o pecado.




1. Como você procura viver o batismo que recebeu?

2. Você se recorda dos compromissos assumidos no seu batismo?

3. Renove hoje as promessas do batismo e assuma de maneira nova e renovadora sua missão no povo de Deus.

4. Procure recordar e celebrar o dia do seu batismo, o local, o celebrante, os padrinhos.


(Texto da Agenda Bíblica, 1993.)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Reis Magos


"Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram, e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra". Mt 2,11-12 


terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Santa Maria, Mãe de Deus


Saudação à Mãe de Deus

Salve, ó Senhora Santa, Rainha Santíssima, Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja, eleita pelo Santíssimo Pai celestial, que vos consagrou por seu Santíssimo e dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito! Em vós residiu e reside toda a plenitude da graça e todo bem! Salve, ó palácio do Senhor! Salve, ó tabernáculo do Senhor! Salve, ó morada do Senhor! Salve, ó manto do Senhor! Salve, ó serva do Senhor! Salve, ó Mãe do Senhor, e salve vós todas, ó santas virtudes derramadas, pela graça e iluminação do Espírito Santo, nos corações dos fieis, transformando-os de infiéis em (servos) fieis de Deus!

São Francisco de Assis