sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Santa Teresa Benedita da Cruz ( Edith Stein )


Edith Theresa Hedwing Stein
* Breslau, 12 de Outubro de 1891
+ Auschwitz, 9 de Agosto de 1942




 Foi uma filosofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-se carmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia. Faleceu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz. Em 11 de Outubro de 1998 foi Canonizada pelo Papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.
Sua festa litúrgica é celebrada no dia 9 de agosto.




Na Segunda Guerra Mundial, ofereceu a própria vida para defender seu povo da perseguição nazista que vitimou milhares de compatriotas nas horríveis câmaras de gás dos campos de concentração.

No dia 1 de Outubro de 1999, Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa Benedita da Cruz, co-padroeira da Europa pelo particular contributo cristão que outorgou não só a Igreja Católica, mas especialmente à mesma sociedade européia através do seu pensamento filosófico.



"Desde já, aceito a morte que, em submissão à sua vontade, o bom Deus reservou para mim. Que Ele se digne acolher minha vida e minha morte... em expiação pela incredulidade do povo de Israel, pela salvação da Alemanha e do mundo". 

(Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário