terça-feira, 9 de julho de 2013

Santa Paulina - Dia 9 de Julho


Amabile Lúcia Visintainer, hoje Santa Paulina.

* Vigolo Vattaro, 16 de dezembro de 1865 
+  São Paulo, 9 de julho de 1942.
Foi uma religiosa tirolesa Canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo Papa João Paulo II.


Filha de Napoleone Visintainer e Ana Pianezzer, nasce numa família de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil com muitos outros tiroleses italianos oriundos do atual Trentino (Tirolo Italiano), estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento.
Desde muito cedo, atuante nos serviços religiosos da sua paróquia, emite os votos em 1895 e torna-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Amabile dá início a Congregação das Irmazinhas da Imaculada Conceição, na atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista . Em 1903, deixa Nova Trento e, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, ocupa-se de crianças órfãs e de es escravos abandonados.
A partir de 1918 passa a ter uma vida contemplativa. Em 1938 já demonstra sérios problemas de saúde causados pela diabetes até que lhe foi amputado o braço direito. Passou os últimos meses de sua vida cega, vindo a falecer em 9 de Julho de 1942.


Em 18 de Outubro de 1991 foi Beatificada pelo Papa João Paulo II por ocasião de sua visita a Florianópolis. Foi por fim Canonizada em 19 de Maio de 2002 pelo mesmo Papa, recebendo oficialmente o nome de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. É considerada a primeira santa brasileira, mesmo não tendo nascido no Brasil. 

3 comentários:

  1. Um bonito relato que nos possibilita ter um pouco mais de conhecimento.
    Um abraço.
    Élys.,

    ResponderExcluir
  2. Sempre fico feliz em saber mais sobre as santas. Paulina...Sobrenome das minhas filhas e nome da minha avó.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana a vida de Santa Paulina. Gostei de conhecer! Obrigada pela sua presença e volte sempre! Lindo final de semana!

    ResponderExcluir