quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Antônio de Pádua


 Oração a Santo Antônio

Glorioso Santo Antônio, que tiveste a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.


Fernando e Bulhões e Taveira nasceu em Lisboa. Ordenado sacerdote entre os cônegos regulares de Santo Agostinho, deixou-se fascinar pelo ideal franciscano, por ter visto os corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos. Entrou no convento de Coimbra, onde recebeu o nome de Antônio. Aspirando ao martírio, quis trabalhar nas missões entre os muçulmanos da África do Norte; mas uma doença o fez retornar. O navio, forçado pela tempestade, teve que aportar na Sicília. Antônio então percorreu toda a Itália pregando. Em 1221 participou do Capítulo Geral da Ordem e viu São Francisco. Pregou com eficácia contra os  hereges, dirigindo-se de preferência ao povo. A Quaresma de 1231 assinalou o vértice de sua pregação, em que predominam as solicitações sociais. esgotado, morreu aos trinta e seis anos em Pádua. É honrado com o título de "doutor evangélico". Seu culto é um dos mais populares da história e apressou sua canonização, ocorrida um ano após sua morte.

(Missal Cotidiano, 1985.)

Um comentário:

  1. Olá, querida Zui
    Que S. Antônio interceda por todos nós!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir