sábado, 30 de junho de 2012

São Pedro e São Paulo



A Igreja celebra no domingo os santos Pedro e Paulo. Eles deram continuidade a Igreja nascente iniciada por Jesus. A Pedro, Jesus entregou as Chaves do Reino, sendo ele o primeiro Papa. A Paulo, coube a missão de levar o Reino de Deus à todas as nações. Como eles, devemos evangelizar com nossas palavras e, mais ainda, como verdadeiros seguidores de Cristo.

*

   

sábado, 23 de junho de 2012

São João Batista - Festa do nascimento em 24 de junho

Filho de Isabel e Zacarias, João era primo de Jesus. Foi o precursor do Messias, ao clamar no deserto: Endireitai os caminhos do Senhor.

"João se caracteriza pelo seu batismo de conversão. É a conversão à justiça, pelo que o pecado é superado. Jesus, assumindo em si todos os valores humanos, proclama a conversão à justiça como o caminho para ingresso no Reino de Deus, já presente entre nós. É o mundo novo, revestido de imortalidade e eternidade, no amor e na misericórdia".  

*

sábado, 16 de junho de 2012

De Dom Helder... Meditemos...




Quando passares



abrigado contra o frio,
protegido contra a chuva
e vires,
na Pessoa de um pobre
Jesus Cristo ensopado,
de roupa colada ao corpo,
de ossos gelados,
de almas tiritando de frio,
mesmo que não possas parar,
mesmo que não haja lugar em
teu carro,
ou não te seja possível
levar para casa
o teu Senhor __
vai rezando
para que um dia
sem grande demora
haja lugar para Ele
em todos os carros,
em todas as casas,
em todas as almas...

                Dom Hélder Câmara


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Corpo e Sangue de Cristo - 07 de Junho


"E eu quando for elevado da terra, atrairei todos a mim." Jo 12, 32

*

"Quem comunga o Corpo de Cristo e bebe seu Sangue comunga com os irmãos e irmãs na fé. Por isso, a Eucaristia é vista como Sacramento da unidade com o Senhor e com a comunidade."




Tão Sublime

Tão sublime Sacramento
adoremos neste altar,
pois o Antigo Testamento
deu ao Novo seu lugar.
venha a fé, por suplemento,
os sentidos completar.

Ao Eterno Pai cantemos,
e a Jesus o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade eterno amor.
Ao Deus Uno e Trino demos
a alegria do louvor: amém, amém.

*

Jesus tomou o pão, partiu-o e deu-lhes dizendo: "Isto é o meu corpo..."  Lc 22, 19


"Eucaristia a essência da fé católica, apostólica, romana, não é só presença real de Cristo, mas é também e principalmente comunhão no Corpo e no Sangue do Senhor. Para se receber a Eucaristia não basta ser só batizado, faz necessário que tenha intenção suficiente, isto é, que a intenção seja habitual, implícita, de receber o Corpo e o Sangue de Cristo. A pessoa deve ser batizada, porque a Eucaristia é o banquete pelo qual se edifica a Igreja. A Eucaristia não é só a causa, mas é também o cume da unidade da Igreja."


( Colaboração da colega, Assistente Social Zélia Araújo.)

*                        

sábado, 2 de junho de 2012

Santíssima Trindade - 03 de Junho



"Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até os fins dos tempos". Mt 28, 20 

"Acreditar em Jesus é assimilar sua vida e seu ensinamento, seguindo os valores deixados por ele. Quem acredita em Jesus não opõe resistência à força de vida do Espírito Santo, que transforma as pessoas e transforma o mundo segundo o rosto bondoso do Pai, que Jesus revelou em plenitude".

"O amor de Deus, derramado sobre nós com o Espírito Santo, convida-nos a construir aqui relações fraternas, inspiradas na comunhão perfeita que existe nas pessoas divinas. Pois somente pessoas de Deus conseguem viver neste mundo a comunhão que vem de Deus".

( O Domingo Semanário Litúrgico - Catequético, 2011. Paulus Ed. )

*