domingo, 16 de dezembro de 2012

III Blogagem Coletiva de Natal

Biografia das Minhas Alegrias





Atendendo a proposta de Rosélia na III Blogagem Coletiva do Natal, farei uma breve retrospectiva das Alegrias de minha Vida.



Meus pais na Primeira Eucaristia de minha irmã mais nova




Meu nascimento e batizado acredito que tenha sido um dia de Alegria, tanto para a família como para os padrinhos e na certa repercutiu em mim como bebê. (não tenho fotos)





Os Quatro Gafanhotos. A irmã mais nova não havia nascido.




Como criança, me recordo desta época festiva, o Natal.  Para mim e meus irmãos este dia festivo começava antes, quando preparávamos o Presépio e colocávamos nossos pedidos de presente para o Menino Jesus que não estava na Manjedoura porque ainda não havia nascido. Só do dia 24 para o dia 25 era então posto entre Maria e José. Aí víamos com muita Alegria cinco presentes e todos de acordo com nossos pedidos. Era um momento mágico de só Alegria! Encerrávamos este momento ajoelhados em preces de agradecimento a Jesus Menino. Todos participávamos antes da Missa do Galo. Muitas vezes os parentes vinham nos visitar ou íamos visita-los, principalmente nossos avos paternos e tias. Momentos Alegres em família que compreendíamos bem o sentido do Natal!





Com minhas irmãs. Sou a menor das três em frente. A mais nova na cadeirinha.



Entrando na Adolescência, aos treze anos, no dia 8 de Dezembro fiz minha Primeira Comunhão. Tardiamente mas há muito tempo desejava a chegada deste dia que foi de Muita Alegria! Minha mãe queria que eu esperasse pelo meu irmão e minha prima, um e dois anos mais novos que eu, para fazer uma festa só.



                 As três irmãs.  Estou entre as duas.



Na Juventude houve muitas Alegrias, pequenas e grandes, como minha formatura de professora  na Academia Santa Gertrudes, em Olinda e depois quando passei no Vestibular na UFPE, pulei de Alegria quando ouvi meu nome anunciado na televisão na TV Universitária, para o Curso de Serviço Social. Depois, a Formatura como Assistente Social. Tempos depois fiz Especializações na área de Serviço Social e Educação. A Alegria foi o resultado de muito estudo, mas valeu e agradeço a Deus por tudo! Passei em dois Concursos, na Prefeitura como Professora e no Estado como Assistente Social na Saúde. A primeira profissão (professora) aguardo a Aposentadoria sair e a segunda (Assistente Social) ainda permanecerei por alguns anos.




          Assistente Social na Usina Aliança.







No Hospital com as colegas do trabalho em Café de São João.



Na maturidade da vida, o casamento e os "filhos do coração".  Antes porem, morei por mais de seis anos em Arcoverde, onde trabalhei na Saúde Pública. Momentos de Alegria permeada de tristezas que fazem parte da vida. Hoje, no limiar da velhice, alcancei um estágio da vida em que as tristezas e as alegrias são sentidas de maneira serena e equilibrada na certeza de que "tudo passa e só Deus permanece'.
Atualmente faço parte da Ordem Terceira do Carmo como irmã professa e nos reunimos aos domingos no Sodalício da Igreja de Santa Teresa de Ávila em Recife. Mais uma Alegria!



Eu e o Maridão.




Filhos do Coração. Em Arcoverde.






Filho e neto do Coração. Em Arcoverde, no ano passado. 






Filho mais novo 






Temos aí a representação humana de Jesus com seus pais Maria e José.   Um Feliz Natal para todos com Muita Alegria!







***

19 comentários:

  1. Olá Zui, foi um prazer recebê-la no blog, obrigado por me seguir, já fiquei com vc tbém, muito bonita vc sua família e sua postagem, a foto final ficou maravilhosa e fechou com chave de ouro expressando bem a presença de Jesus nas nossas vidas, vc é assistente social, eu estudei Serviço Social, mas na época era muito nova e não sabia bem o que eu queria da vida, acabei abandonando no terceiro período a faculdade, e me formei em outra coisa, tbém fui professora, mas depois me arrependi de não ter feito Serviço Social! Adorei tudo! Bjoooss

    ResponderExcluir

  2. Olá, querida amiga Zui
    Deve ter estranhado meu “sumiço”… expliquei as razões no face e no próprio blog no comentário… espero que já tenha lido…
    Estou melhor um pouco (não posso me deter muito por aqui e o blog voltou ao ar só ontem)
    Fico muito feliz por ter participado desta distribuição de alegrias ou ao longo da vida ou ao longo do ano que se finda… Era bem esse o objetivo primordial da blogagem: animarmo-nos!!!
    Isso só nos cria mais ânimo e generosidade para assumirmos, com garra, o novo que virá…
    Vc deu um relato de elegância espiritual na sua postagem que veio de berço... fiquei confortada ao ler tanta experiência alegre e me vi em muitos pontos que vc abordou... Os meus Natais foram lindos também...
    Desejei ser assistente social aos 17 anos também mas, na vida real, fiz esse trabalho mesmo sem formação... DEUS é muito bom!!!
    “ANIME-SE, MANTENHA O ESPÍRITO ELEVADO, AS COISAS VÃO MELHORAR”.
    (Anne Frank)
    Me perdoe a demora em passar… aos poucos chego em todos…
    Bjs de Boas Festas
    P.S. O link do meu blog de Maria na sua página inicial está ultrapassado e te passo o atual:

    http://espiritual-maria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Já consertei. Agradeço as palavras de ânimo e incentivo por mais um ano. Boas Festas para você também!
      Abraço.

      Excluir
  3. Hoje passo para te desejar um feliz Natal e um 2013 em GRANDE!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  4. Olá Zui,
    Obrigada pela visita no meu blog. Já estou por aqui também.
    Adorei sua postagem. Alegrias mil por aqui.
    Feliz Natal e um 2013 repleto de mais alegrias ainda.
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Zui
    Venho, novamente, para uma despedida de férias onde poderei não só descansar como curtir o primeiro níver de um netinho e as respectivas Festas de fim de ano junto à família (que curto muito)...
    Venho expressar, publicamente, uma vez mais, o meu agradecimento pela imensa consideração para comigo, meu blog e o meu convite de mais uma blogagem pois sei que foi num mês de muitos afazeres e tivemos todos que nos desdobrar para vencer mais essa etapa que vejo como AMIZADE irrestrita pois os tenho assim aqui na blogosfera...
    Alguns vieram, via e-mail ou outros, responder ao chamado (alegando o motivo pelo qual não puderam participar desta vez) e me dar uma satisfação por pura amizade também visto que nem seria preciso pois eu compreendo, perfeitamente, como todos estamos atribulados (apesar de felizes) nestes dias finais do ano de 2012...
    Relembramos infância, adolescência, juventude até aqui... Foi bom demais!!!
    A maioria optou pelas alegrias tão somente e uns fizeram a gente ter a certeza de que o Bem vence o mal ou seja, aqui no caso, a Alegria vence a não alegria...
    Foram diversas formas de expressão que me fizeram saltar do outro lado da tela de alegria pura...
    Como fiquei feliz com o que vcs postaram com tanto carinho e esmero!!!
    Dizer obrigada é pouco demais mas eu me sinto na condição de dizê-lo com o coração, mesmo assim: MUITO OBRIGADA...
    Não teve um só post que deixou a desejar porque TODOS foram escritos por amizade e é isso, para mim o que conta, viu???
    Sabedoria humana tem a sua vez e hora mas aqui não é o que tem prioridade para mim e sim, SINCERIDADE DE CORAÇÃO... o que não lhes falta para comigo...
    No mais, agradeço essa abertura do coração de TODOS... acho isso esplêndido!!!
    Vibro do lado de cá... nunca espero menos numa blogagem assim, saí dela muito enriquecida e, como viajarei amanhã, passo para agradecer tão somente.
    Bjs fraternos de Boas Festas

    ResponderExcluir
  6. Ola Zui, legal esta blogagem onde a gente pode fazer uma bela viagem o tempo e assim trazer aos amigos, nossas belas lembranças de um tempo de feliz idade.Que bom que voce veio á minha pagina e assim pude vir aqui conhecer e saber de suas alegrias.Assim, desejo que voce tenha um Natal pleno de paz e harmonia com todas as alegrias na familia.Linda sua trajetoria e que Deus a ilumine para que possa prosseguir com igual fé e alegria.Vi muitos amigos por aqui aos quais me reuno para lhe seguir nesta troca de sentimentos e sonhos de um mundo melhor e mais justo.Que neste Natal não tenha sobras, mas que haja pão em todos os lares, inclusive aqueles mais pobres largados nos alagados e morros de nossas cidades.
    Parabens pela vida, pela alegria.
    Aceite meu terno abraço de paz e luz.
    Um beijo fraterno no seu coração, que vejo lindo.
    Claro que vou seguindo.

    ResponderExcluir

  7. Olá Zui
    É um prazer receber novos amigos aqui no meu cantinho. Ainda mais uma conterrânea, pois também sou de Recife.
    Que vida cheia de alegrias, claro que existe dissabores , mas as alegrias superam.
    Venha sempre que desejar e será bem vinda. Também estou lhe seguindo.
    Beijos
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Zui, foi tão bacana receber a sua visita , leitura e comentário no meu Blog . Fiquei muito contente e a alegria se espalhou na minha casa . A oportunidade de ler o que você dividiu com a gente na retrospectiva da sua vida causa um efeito de valorizar os fatos da vida e tudo que é importante para a gente , No momento em que lia o seu relato e via as imagens eu também pensava na minha vida e nas minhas alegrias passadas e nas que imagino que virão . Ou seja , que corrente boa de contentamento !!!
    Obrigada e parabéns .Uma boa semana e boas festas

    ResponderExcluir
  9. Zui querida,
    obrigada por iluminar com sua presença o meu blogue.
    Agradeço á Roselia esta dádiva de conhecer pessoas lindas como você.
    Eu, simplesmente, amo álbuns de fotografias, recordações que estão em nós, fatos que nos fizeram ser assim como somos hoje.
    Abençoados momentos estes seus!
    Um Feliz Natal , minha nova amiga!
    Que estejamos sempre juntas, um imenso coração de amor puro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Uma vida repleta de VIDA, e isso é tudo, parabéns!!!! Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  11. Vim correndo te ver e conhecer. Me deparo com tantas lindas fotos das alegrias da vida. LINDO de ver. Parabéns,bela postagem e participação!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Obrigada pela visita, e por estar entre os meus poucos seguidores,rs...Um Feliz Natal, graças de Nosso Deus amado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Que assim como a Estrela de Belém
    guiou Gaspar, Melquior e Balthazar até o
    Menino Jesus na Manjedoura,
    que possamos ser Iluminados e Projetados
    por uma Luz Maior nesse Natal, que Norteie nosso caminhar em
    cada dia de 2013 !!!!! Feliz Natal!
    bj Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  14. Zui,quantas lembranças deliciosas de infancia!Um belo relato e adorei as fotos tb!Seu blog é maravilhoso e espero poder vir mais por aqui no próximo ano!Feliz Natal e um ano repleto de bons acontecimentos em tua vida!bjs,

    ResponderExcluir
  15. Que linda história de vida de alegrias,partilha e ajuda.Sempre achei que ter irmãos seria uma benção, infelizmente não tive irmãos e lembranças de Natal só quando casei, porque em pequena lembro que meu pai ia buscar um galho de pinheiro e eu apanhava as pratas dos chocolates e dos maços de tabaco,fazia uma bolinha,e com uma agulha e linha fazia uma argola para pendurar no pinheiro,quanto a troca de prendas nunca recebi nada nem sabia que se recebia presentes,agradeço por visitar o meu humilde cantinho.um grande abraço um Santo Natal e um Bom Ano 2013

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Obrigada pela visita, muito bom recordar nossas alegrias e neste momento de pararda é que vemos como Deus é bom conosco não é mesmo? Desejo a você e os seus um abençoado e santo Natal e um 2013 próspero. Tem um mimo de Natal lá no meu blog pra você, bjs. Ieda.

    ResponderExcluir
  17. FELIZ NATAL, ZUI, FELIZ NATAL!!! TODAS AS BENÇÃOS DO MENINO EM AMOR, ALEGRIA E PAZ!

    ResponderExcluir
  18. Quanta foto bonita, história linda de vida!

    Tb já estou te seguindo.

    Um maravilhoso Natal pra vc e toda sua família.

    Bjinhos

    ResponderExcluir